A era digital tem trazido inovações em diversos setores, por exemplo, na logística, na saúde e em vários outros. Agora, o mundo digital e o físico são um só e hoje, fazem uso de ferramentas tecnológicas como IoT, IA, Big Data, a fim de agilizar os seus processos.
Ninguém pode negar que a Indústria 4.0 causou uma revolução em vários tipos de negócios. Assim, setores de logística e produção alcançaram um novo patamar, tanto de produtividade quanto de eficiência.
Com isso, a cadeia de suprimentos tornou-se um ponto estratégico, com o intuito de diminuir os riscos causados pelas novas demandas.
Um novo estudo da Deloitte mostrou que 41% das companhias querem investir em ferramentas tecnológicas para automatizar seus estoques.
O principal motivo por trás disso é que as indústrias brasileiras querem se tornar menos dependentes dos chineses. Fato que só vem crescendo desde a pandemia do coronavírus.
A participação da China em toda a exportação do país chegou a um terço em 2020, cerca de 32,3% de tudo o que o Brasil vendeu no exterior.
Certas tecnologias ajudam a fazer uma análise melhor e de forma antecipada das reposições de materiais nos estoques. Dessa maneira, de exemplo pode-se citar:
Com a constante alta nos preços, chega a ser um desafio deixar os estoques cheios sem somar os custos desses abastecimentos para o consumidor final.
É difícil analisar de modo manual e com isso prever a alteração nos índices financeiros que impactam de forma direta nas compras, como:
Como consequência, também fica complexo entender as noções sobre giro de estoque e tempo de entrega. Por isso, contar com tecnologias que possam fazer esses trabalhos, é essencial para aumentar os lucros nos negócios e agilizar todos os demais processos.
Para gerenciar esses processos, é necessário adicionar métodos que ofereçam uma maior integração e gestão desde a compra, o transporte, o estoque e as despesas.
Tudo isso forma uma cadeia sucessiva, já que envolve toda a empresa, bem como os seus fornecedores e até mesmo os clientes.
Vale destacar que otimizar esse setor traz várias vantagens, pois diminui operações manuais repetitivas, além disso, tudo é feito muito mais rápido, agilizando os atendimentos. Isso também facilita e faz o empresário enxergar a sua empresa como um todo.
Quando se automatiza esta cadeia, ganha-se mais recursos, a partir disso, você pode se preocupar mais com os seus consumidores e demais áreas do seu negócio.
Veja a seguir 6 motivos para otimizar a sua gestão usando-se ferramentas de automatização de suprimentos.
Toda empresa precisa disso para funcionar e para se destacar no mercado. Então, ao integrar um sistema de compra ou de vendas automatizado, isso aumenta a eficácia de vários serviços do dia a dia, por exemplo:
Isso é possível graças às ferramentas tecnológicas que conseguem realizar diversas tarefas de uma só vez, tornando tudo bem mais rápido e eficiente.
Procurar por pastas de documentos em centenas de fileiras de arquivos é coisa do passado. Portanto, o que o seu negócio precisa é de um gerenciamento eletrônico de dados.
Com isso, vários processos são feitos em segundos, com apenas alguns cliques, por exemplo, buscar por um histórico de transações de um fornecedor.
Ou ainda ajuda a encontrar notas fiscais bem mais rápido e tudo isso, garante muito mais segurança nos seus dados e dos clientes.
Um sistema otimizado gera ordem de compra, organiza documentos e preenche cadastros sem falhas. Dessa forma, o funcionário não se distrai e nem perde tempo fazendo tudo de novo.
Tarefas repetitivas e que exigem certa precisão devem ser feitas por softwares, afinal, eles foram criados para isso.
Uma empresa que busca grandes resultados e melhor desempenho precisa da automatização para alcançar esses objetivos. Além disso, é uma forma de se destacar no concorrido mercado.
Não há dúvidas do quanto a tecnologia agiliza os processos. Dessa maneira, quando uma companhia faz uso de softwares de gerenciamento, muito tempo é economizado. A partir disso, as tarefas são feitas com mais rapidez, graças à modernização e à inovação.
A automatização dos estoques gera aos donos de negócios mais chance de realizar melhorias constantes nas áreas de compra e fornecimento.
Quem busca mais eficiência, deve aderir a arte de gerenciar o seu inventário. Assim, com as ferramentas de compras 4.0, é possível se adiantar às necessidades do mercado e comprar apenas o necessário.
Com isso, evita-se ficar com produtos parados no estoque, aumentando o seu giro e também escapa de custos desnecessários.
A automatização da cadeia de suprimentos fornece dados e outras informações relevantes em tempo real. Isso, sem dúvida, coloca a tomada de decisões em outro nível, pois planilhas e relatórios ficam à disposição em um piscar de olhos.
Sistemas otimizados evitam prejuízos e custos que poderiam ser economizados, além disso, garantem mais segurança no jeito de conduzir o negócio como um todo.
A transformação digital junto com a automação e a tecnologia traz mais inteligência à cadeia de suprimentos.
O país tem uma longa jornada pela frente, no entanto, já começou a sua caminhada rumo a Indústria 4.0, alguns exemplos disso estão nos setores de saúde e educação.
Hoje em dia, a solução digital é uma estratégia, a fim de melhorar a gestão de uma empresa em vários quesitos como:
Uma rede de suprimento 4.0 é o jeito de uma companhia avançar tendo diversas vantagens operacionais.
A tecnologia vai ganhar cada vez mais um papel de destaque nas demandas atuais e futuras, assim, a cadeia de suprimentos vai agir como uma alavanca para colocar certas empresas como referência de mercado.
Comentários