O frete pode impedir o crescimento da sua empresa. Confira como deixá-lo mais justo
O setor de e-commerce cresceu muito no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Mas, ao mesmo tempo que demonstra ser um negócio promissor, o comércio eletrônico enfrenta um grande desafio: o preço do frete.
Muitas empresas não sabem quanto repassar para os seus clientes. Essa é uma preocupação constante e um grande dilema. O custo do frete para as empresas é muito alto por causa de vários fatores. Um deles é que o modal mais utilizado no Brasil é o rodoviário, que enfrenta problemas estruturais por causa da falta de investimentos nas rodovias. Além disso, esse tipo de transporte lida com combustível e pedágios com preços altos.
Para estimular as vendas e fidelizar os consumidores, oferecer frete justo é fundamental. Entenda melhor o custo do frete para e-commerce.
A logística brasileira está diretamente ligada aos custos dos transportes. Isso é um grande obstáculo para o setor. Esse serviço pode ultrapassar 30% das receitas de vendas.
Para que a entrega de mercadorias não se torne um problema maior do que já é, empresários do e-commerce criam diversas estratégias. A boa gestão é o melhor caminho para driblar as dificuldades com o transporte logístico.
A entrega da mercadoria é essencial para que a empresa de e-commerce tenha sucesso. Para negócios de pequeno porte o desafio é ainda maior. Um fator importante para garantir o crescimento do seu comércio online é ter um frete atrativo.
Muitas vezes, isso é difícil até mesmo quando há muitos parceiros de entrega. O problema é que há outros fatores envolvidos, como peso do produto, distância da localidade para onde será enviado o material.
Quantas vezes ao acompanhar o histórico do seu site você se deparou com resultados de clientes que desistiram da compra por causa do valor do frete? Com certeza isso ocorreu várias vezes, né? E deve ter sido bastante frustrante.
Isso só demonstra que esse setor merece toda a sua atenção. Até porque ele impacta diretamente no faturamento da sua empresa. Isso não é nada bom. A sua empresa perde muito com isso e precisa encontrar maneiras para que os consumidores completem a compra.
Há muitos problemas envolvidos quando falamos de logística no Brasil. Além de contarmos com apenas um modal, a mão de obra logística é pouco qualificada e incapaz de atender a demanda do mercado, que está cada vez mais pujante.
Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), no Brasil cerca de 160 mil transportadoras atendem empresas e indústrias.
A quantidade é insuficiente para cumprir com a demanda do mercado online e de outros tipos de negócios. Outra coisa que atrapalha é posicionamento das transportadoras, que não é estratégico para atender com rapidez diferentes locais do mapa, assim como seus clientes.
Para reduzir um pouco os valores da entrega da mercadoria, algumas empresas de e-commerce esperam ter bastante mercadorias para levá-las todas de uma só vez. Porém, essa escolha impacta diretamente nos prazos, deixando o cliente bastante insatisfeito.
Quais opções de fretes existem no mercado?
O que define o preço do frete são os tipos de produtos e a distância da região em que mora o cliente. A forma de contratação também vai determinar o preço. No mercado existem as seguintes formas de transporte:
Os valores de cada serviço vão depender da empresa contratada. Para determinar a precificação são avaliados o peso, o prazo de entrega as dimensões da embalagem e a origem da entrega.
Impactos na escalabilidade do e-commerce
O potencial da empresa de crescer no mercado em que atua se deve a vários fatores, como automatização dos seus processos, aumento da produção e redução de custos. É neste último que está incluído o frete.
Quando a empresa não consegue lidar com os custos do frete, isso se torna um problema enorme. Mesmo com investimentos voltados para o aumento da produção, se o frete for muito caro, ele prejudica a escalabilidade. Consequentemente, impede o aumento das vendas.
Como resolver o problema do frete?
Uma das maneiras de resolver o valor do frete é agrupar os produtos que vão para a mesma região. Se a sua loja costuma ter muitos pedidos, separe-os por região. Assim é mais fácil e mais barato.
Outra coisa é contar com soluções tecnológicas para encontrar transportadoras que ofereçam preços acessíveis. Além disso, há no mercado sistemas de acompanhamento das mercadorias. Você e o seu cliente podem usá-lo de diferentes formas. No caso da empresa, para tomadas de decisão. Já no caso do consumidor, para que ele tenha uma experiência agradável e única com o e-commerce. Assim, ele volta a comprar na sua loja.
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