Por que é importante manter um bom relacionamento com os fornecedores? - Merchan Plásticos
Blog

Por que é importante manter um bom relacionamento com os fornecedores?

Por que é importante manter um bom relacionamento com os fornecedores?

Ter uma boa convivência interpessoal é benéfico para qualquer tipo de negócio.  Relações interpessoais com fornecedores colaboram para o desenvolvimento de boas práticas comerciais, uma vez que boas estratégias se pautam em boas relações comerciais.

Algumas pessoas costumam não levar em consideração, mas o sucesso do negócio poderá estar atrelado a uma boa gestão da cartela de fornecedores. A partir de benefícios adquiridos, através do setor de compras, é possível transmitir preços melhores e mais qualidade ao consumidor final.

Por outro lado, um bom contato com fornecedores ajuda a fortalecer a imagem e a reputação da empresa, bem como auxilia a gerir novas parcerias para o negócio.

Já parou para pensar na importância de uma boa relação com os fornecedores? Neste artigo vamos apresentar os principais motivos para se manter um bom relacionamento com fornecedores. Confira!

Transparência na relação

O ideal é que os fornecedores não sejam apenas fornecedores, mas parceiros da sua empresa. Por isso, sempre opte por uma relação de confiança pautada em uma comunicação transparente e real.

Sentimentos de amizade e confiança são fundamentais para qualquer ambiente de trabalho e na relação com fornecedores não é diferente!

Seja transparente com seus fornecedores e informe sobre os seus padrões de qualidade. Isso contribui para que se encontrem as melhores soluções para o empreendimento.

Atenção aos prazos

Toda entrega realizada após o prazo cumprido, pode gerar transtornos às partes interessadas. Ocorre que contar com um bom relacionamento com os fornecedores, pode ajudar a evitar esses impasses.

Frisa-se que sempre é bom contar com um contrato mais formalizado, daí trará mais segurança às relações. Uma boa relação ajuda na feitura de um contrato benéfico para ambas as partes e que dificilmente precisará ser executado judicialmente.

Por outro lado, negociar prazos de entrega corrobora para que se evite grande volume de estoque e, consequentemente, perdas/prejuízos. Ademais, um bom relacionamento com os fornecedores contribui para uma boa programação de compras vindouras, evitando-se, assim, crises econômicas, atrasos, mudanças na moeda etc.

Pagamento mais flexível

Ter uma boa relação com os fornecedores não possibilita apenas a negociação de prazos, mas também até das formas de pagamento.

Contando com uma boa flexibilidade nos pagamentos, o administrador conseguirá organizar mais adequadamente o fluxo do caixa e realizar um melhor planejamento de todo o negócio.

Algumas dicas de bom relacionamento com os fornecedores

O mercado está cada vez mais concorrido e, por isso, as empresas devem focar na evolução da organização, tendo como cerne o bom relacionamento com os fornecedores.

Desse modo, é importante se atentar para alguns fatores:

1- Boa comunicação: é importante contar com o fortalecimento dos diálogos através de ferramentas comunicativas eficientes. Se achar necessário, realize reuniões, crie informativos, realize visitas técnicas. Enfim, mantenha contato constante com os fornecedores.

2- Pagamento: Não só os compradores apresentam expectativas, os fornecedores também as apresentam. Para isso, é importante existir planejamento financeiro a fim de que os compromissos sejam cumpridos na data pré-estabelecida.

3- Organização: Receber insumos fora da data acordada não é adequado, não é mesmo? Mas também é importante ter empatia pelos fornecedores. Ou seja, sempre tente manter o cronograma organizado a fim de se evitar demandas em cima da hora ou de urgência. É claro que imprevistos acontecem, mas tente evitá-los!

Afinal, por que os fornecedores são importantes para o negócio?

O fornecedor é a pessoa responsável pela entrega dos insumos para seu negócio. E não abrange apenas a matéria-prima utilizada na linha de produção, eles estão presentes até mesmo nos materiais auxiliares usados no dia a dia da empresa.

Por isso, pode-se afirmar que o trabalho dos fornecedores tem influência direta no seu negócio, haja vista que qualquer imprevisto, atraso na entrega, má qualidade refletirá diretamente nos resultados de sua empresa.

Então, o primeiro passo antes de formar aliança com algum fornecedor, é eliminar os maus fornecedores. Aqueles que não entregam matéria-prima de qualidade ou não cumprem prazos, deverá ser eliminado!

Estabeleça um padrão mínimo de qualidade e a partir de então faça uma triagem dos fornecedores que encaixarão nesse perfil exigido. Após isso, deixe que os fornecedores conheçam os processos produtivos da sua empresa e entendam sua real necessidade.

Por fim, é importante ter em mente que não se pode esperar que os fornecedores cumpram tudo que sua empresa exige! Daí a importância de uma relação em que ambas as partes precisam ceder a fim de que se chegue a um consenso, bom para ambos!

Manter um bom relacionamento com os fornecedores, na prática, não é tarefa muito simples. Contudo, é algo essencial para que sua empresa atinja o sucesso esperado e se torne cada vez mais competitiva neste mercado concorrido.

Desse modo, estabelecer alianças é de suma importância para o desenvolvimento do seu negócio. Isso trará maior fortalecimento para sua marca! Não tenha medo, coloque em prática este conteúdo!

Comentários