Nos últimos tempos, surgiu um novo conceito chamado de “Compras 4.0”. Então, para entender mais sobre essas mudanças no mundo corporativo, bem como o impacto da tecnologia no setor 4.0, continue lendo.
E, sem dúvida, ela veio com tudo. Afinal, está mudando de modo significativo a vida das pessoas, por exemplo:
Com o crescente domínio do meio virtual, até o comércio mudou. Assim, hoje o consumidor faz uso de ferramentas tecnológicas para suprir suas necessidades de consumo. Dessa forma, surge uma nova era de mercado, caracterizada com a chegada das “Compras 4.0”.
Percebendo a sua importância no cenário atual, este artigo vai mostrar o papel essencial da tecnologia nesse meio.
Você vai ver o que, de fato, significa este conceito de 4.0. Além disso, vai entender como a automação faz parte disso e como ela facilita os processos de compras. Por fim, confira tudo a seguir.
Antes disso, é preciso saber do que se trata a chamada Indústria 4.0. Que, inclusive, também leva o nome de Quarta Revolução Industrial.
Esses termos se referem a uma série de iniciativas tecnológicas voltadas para a área de automação. Assim, elas são usadas nos mais variados setores e atividades, incluindo o mundo dos negócios. Em geral, essas tecnologias são:
As compras 4.0 fazem parte disso e influenciam de modo direto no mercado. Sem dúvida, isso só é possível graças ao crescente e acelerado desenvolvimento tecnológico.
Essa nova forma de fazer negócios é aplicada pelas empresas, com o objetivo de tornar suas operações bem mais eficientes.
Quem quer aumentar a produtividade nos negócios, deve ter esse diferencial. Afinal, quando se trata dessa ideia é essencial automatizar os seus processos. A fim de se tornar mais competitivo e garantir maiores lucros.
É esse tipo de estratégia que dá todo o apoio para as compras 4.0 se tornarem algo viável. Então, a seguir você vai ver seis motivos que fazem as empresas investirem em automação, confira.
A automatização agiliza basicamente todas as etapas referentes ao setor de compras da empresa. Por exemplo:
Tudo isso é feito com a máxima rapidez. Dessa forma, os profissionais dessa área têm tempo para se dedicar a outras funções. Com isso, eles não ficam presos em tarefas mecânicas e repetitivas.
O uso da tecnologia por si só já garante mais eficiência. Afinal, eles foram criados para serem objetivos e precisos. Portanto, dois elementos que correm risco de não estarem presentes em operações feitas por pessoas.
Com isso, qualquer chance de erro operacional é reduzida, ou até mesmo eliminada. Dessa forma, os pedidos de produtos e serviços aos fornecedores não vão sofrer qualquer equívoco.
As compras realizadas em cima da hora por uma empresa são mais caras do que aquelas feitas com antecedência. Então, quando se faz uso de ferramentas tecnológicas, os custos acabam sendo menores. Já que a automação fica responsável por:
Isso tudo gera um melhor planejamento sobre as compras corporativas. Como resultado, os gastos na empresa são reduzidos.
Com o suporte da automação, a organização consegue prever com mais precisão as demandas de compras. Sem dúvida, isso é fundamental. Pois, sem matéria-prima, a empresa não tem como funcionar e suprir seus consumidores.
O uso desse tipo de tecnologia evita que haja perda nas vendas. Como consequência, isso favorece a satisfação dos clientes, que sempre vão encontrar o que procuram. Dessa forma, isso gera mais lucros ao negócio.
As ferramentas automatizadas na área de compras oferecem mais exatidão sobre o estoque. Logo, isso liga com mais eficiência diferentes setores da empresa.
Vale destacar que a partir daí ocorre mais objetividade nas informações. Aliás, elas podem ser acompanhadas em tempo real. Com isso, a logística se torna melhor, bem como os planos de venda.
Ele é muito importante para um negócio, pois mostra dados essenciais para um bom planejamento empresarial. A partir disso, é possível criar estratégias bem melhores e mais avançadas.
As compras 4.0 são sinônimo de inovação e praticidade. Logo, a efetivação de pedidos fica bem mais otimizada com o uso de ferramentas tecnológicas.
Para isso, a empresa deve integrar softwares de gestão em seu sistema. A fim de controlar as entradas e saídas do estoque. Como resultado, a organização fiscaliza melhor suas compras junto aos fornecedores.
Entenda como todo o processo fica bem mais fácil. Por exemplo, por meio de cotações virtuais, o funcionário envia uma ordem de compra direto ao fornecedor. Basta programar essa função apenas uma vez.
Também é possível assinar contratos de forma eletrônica. Isso poupa um tempo enorme. Afinal, não é preciso esperar 15 dias por um papel, tudo isso pode ser feito em um único dia e pela internet.
Já deve ter ficado claro como essa estratégia facilita todo o processo de vendas. Assim, ela não é apenas fundamental, mas também prática e indispensável para a aquisição de produtos e serviços.
As principais ferramentas tecnológicas são:
Todos eles são responsáveis por otimizar as atividades de checagem, acompanhamento, supervisão e logística de um estoque. Dessa forma, ele se torna mais organizado e eficiente.
Nessa nova era digital, é necessário aliar compras 4.0 e tecnologia. Para que assim, a empresa possa comandar sua rede de suprimentos da melhor maneira.
Adicionar diferentes ferramentas tecnológicas a um negócio, só traz benefícios para o mesmo. Pois, ele vai se tornar bem mais:
Comentários