O Employee Experience é uma técnica para melhorar a relação entre empresa e colaborador. Portanto, veja como isso acontece na prática e se as companhias estão no caminho certo.
Employee Experience é uma técnica de gestão de pessoas focada nos funcionários. Ou seja, é uma estratégia que estimula o engajamento da equipe na empresa.
O impacto dessa ideia acontece todos os dias na tomada de decisão do setor de Recursos Humanos. Mas, a prática desse conceito não tem somente um foco e pode abranger:
A ação se baseia em humanizar o trato com a equipe. Além disso, entender suas ideias e o que sente. Bem como, suas relações dentro da empresa.
Essa ideia ganha força por conta da evolução do mercado de trabalho. Aliás, é um dos pontos que destacam uma empresa da concorrência na área.
Os colaboradores são peças essenciais para que uma empresa esteja sempre em crescimento. Não apenas isso, como a relação entre eles no dia a dia faz a diferença na produtividade.
Todo esse trato mais cauteloso acontece usando ferramentas como o diálogo. Assim, torna-se possível alinhar os valores e entender melhor cada um.
O sucesso da empresa depende muito de sua equipe. Então, é natural procurar formas de melhorar suas condições para alcançar resultados melhores.
Além da questão da produção, há também a saúde do ambiente de trabalho. Portanto, incentivar os talentos e a dinâmica em equipe pode trazer diversos benefícios.
Com o uso desse sistema, diversos pontos melhoram o ambiente. Por exemplo:
Então, fica evidente como essa ação deixa o ambiente mais agradável. Aliás, ajuda na relação entre as pessoas, porque a comunicação fica mais simples e eficaz.
Essa estratégia funciona não somente durante o dia a dia no trabalho. Aliás, ela deve ser usada desde o processo seletivo até a demissão.
Para ser efetivo, o trabalho desse conceito deve acontecer em três pontos:
É função da empresa fornecer um espaço em boas condições. Então, vale citar alimentação de qualidade, espaço confortável e um suporte acessível.
Outro detalhe que a empresa deve se preocupar é em relação aos equipamentos. Sendo assim, deve ser seu dever atualizar e realizar manutenção nesses serviços.
Esse ponto é importante porque ele fornece a chance do colaborador otimizar o seu serviço. Logo, ele consegue se qualificar e aprimorar suas habilidades.
É essencial que haja uma conexão mais precisa entre equipe e liderança. Afinal, o desempenho do time depende da atuação do líder dentro da empresa.
Em geral, pode-se dizer que a empresa melhora como um todo com essa estratégia. Aliás, ainda há como destacar alguns pontos importantes das práticas dessa ideia.
As vantagens passam por lucro e atração de novos talentos. Então, a seguir, confira quais são os efeitos positivos do Employee Experience.
Ter os funcionários mais engajados ajuda muito a reduzir as situações de turnover na empresa. Ou seja, a rotatividade, que é quando um membro deixa a instituição.
Manter a equipe engajada ajuda a economia da companhia, porque evita gastos com:
O resultado disso é também um serviço de maior qualidade para o cliente. Além disso, a marca ganha maior proteção e o atendimento também recebe melhorias.
A produtividade é outro benefício que merece ser destacado já que pessoas felizes produzem mais. Mas, não só mais, como também chegam a produzir melhor no dia a dia.
Um ambiente mais saudável facilita muito as operações diárias. Essa melhora acaba por ocorrer tanto na parte cultural, quanto no uso de novas tecnologias.
Empresas de certas áreas passam dificuldade pela falta de profissionais qualificados no mercado. Assim, o sucesso dessa ação acaba levando maior segurança ao seu time.
Assim sendo, torna-se possível não somente manter os talentos que possui, como atrair novas pessoas qualificadas. Além disso, a empresa também consegue mantê-los, o que impacta na eficácia do serviço.
Os clientes também se mostram mais satisfeitos, visto que uma pessoa feliz é mais proativa. Bem como, mais criativo, atencioso e inovador, melhorando a sua atuação.
Empresas que investem nesse modelo de gestão de pessoas conseguem ganhos maiores de lucro. Antes de mais nada, para conseguir isso, elas passaram a ouvir e entender cada membro.
As melhorias ocorreram a partir dessas ideias para deixar a relação mais saudável. Aliás, contribuem de maneira mais efetiva para os lucros.
É preciso analisar essa questão com cuidado antes de responder. A princípio, vale lembrar que alguns pontos dessa estratégia se parecem com o Customer Experience.
Esse conceito que foca no cliente, contribuiu muito para diversas melhorias. Entre elas, tem a relação entre empresa e consumidor, que melhorou durante as interações.
Ainda não dá para saber se um efeito parecido ocorrerá com o EX. Mas, já existem pesquisas que mostram bons resultados para empresas pioneiras que fazem uso dele.
Para colocar em prática esse conceito, há alguns passos que a empresa deve tomar:
Mesmo que simples, ao seguir esses passos já notará mudanças. Assim, sua equipe fica mais disposta e participativa. Além disso, se sentem mais confortáveis no ambiente. Ou seja, é vantajoso para todos.
Agora é possível entender a importância do Employee Experience e seus benefícios. Assim, pode-se dizer que pode ser uma opção essencial para melhorar o ambiente da empresa.
Isso acontece porque uma pessoa que passa a trabalhar mais feliz, gera melhores resultados. Então, o cliente acaba sendo outro beneficiado, já que ficará mais satisfeito pelos serviços.
Com isso, o avanço e o sucesso da empresa será mais rápido. Afinal, tudo está de acordo e acontece como deveria.
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