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Confira a técnica Employee Experience

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O Employee Experience é uma técnica para melhorar a relação entre empresa e colaborador. Portanto, veja como isso acontece na prática e se as companhias estão no caminho certo.

Employee Experience: o que é

Employee Experience é uma técnica de gestão de pessoas focada nos funcionários. Ou seja, é uma estratégia que estimula o engajamento da equipe na empresa.

O impacto dessa ideia acontece todos os dias na tomada de decisão do setor de Recursos Humanos. Mas, a prática desse conceito não tem somente um foco e pode abranger:

  • Participação maior da equipe;
  • Trabalho com políticas mais flexíveis;
  • Vantagens mais atraentes;
  • Um ambiente (como escritório) mais saudável.

A ação se baseia em humanizar o trato com a equipe. Além disso, entender suas ideias e o que sente. Bem como, suas relações dentro da empresa.

Influência do mercado

Essa ideia ganha força por conta da evolução do mercado de trabalho. Aliás, é um dos pontos que destacam uma empresa da concorrência na área.

Os colaboradores são peças essenciais para que uma empresa esteja sempre em crescimento. Não apenas isso, como a relação entre eles no dia a dia faz a diferença na produtividade.

Todo esse trato mais cauteloso acontece usando ferramentas como o diálogo. Assim, torna-se possível alinhar os valores e entender melhor cada um.

A razão para implantar essa estratégia

O sucesso da empresa depende muito de sua equipe. Então, é natural procurar formas de melhorar suas condições para alcançar resultados melhores.

Além da questão da produção, há também a saúde do ambiente de trabalho. Portanto, incentivar os talentos e a dinâmica em equipe pode trazer diversos benefícios.

Melhorias

Com o uso desse sistema, diversos pontos melhoram o ambiente. Por exemplo:

  • Cultura organizacional mais sólida;
  • Empresa com um clima mais agradável;
  • Diminuição da rotatividade;
  • A participação é ampliada;
  • A comunicação interna melhora.

Então, fica evidente como essa ação deixa o ambiente mais agradável. Aliás, ajuda na relação entre as pessoas, porque a comunicação fica mais simples e eficaz.

Imagem de equipe reunida em discussão

Aproximando a equipe com a empresa

Essa estratégia funciona não somente durante o dia a dia no trabalho. Aliás, ela deve ser usada desde o processo seletivo até a demissão.

Para ser efetivo, o trabalho desse conceito deve acontecer em três pontos:

  • Físico;
  • Tecnológico;
  • Cultural.

Ambiente Físico

É função da empresa fornecer um espaço em boas condições. Então, vale citar alimentação de qualidade, espaço confortável e um suporte acessível.

Tecnológico

Outro detalhe que a empresa deve se preocupar é em relação aos equipamentos. Sendo assim, deve ser seu dever atualizar e realizar manutenção nesses serviços.

Esse ponto é importante porque ele fornece a chance do colaborador otimizar o seu serviço. Logo, ele consegue se qualificar e aprimorar suas habilidades.

Cultural

É essencial que haja uma conexão mais precisa entre equipe e liderança. Afinal, o desempenho do time depende da atuação do líder dentro da empresa.

As vantagens para a empresa

Em geral, pode-se dizer que a empresa melhora como um todo com essa estratégia. Aliás, ainda há como destacar alguns pontos importantes das práticas dessa ideia.

As vantagens passam por lucro e atração de novos talentos. Então, a seguir, confira quais são os efeitos positivos do Employee Experience.

1 – Menos saídas

Ter os funcionários mais engajados ajuda muito a reduzir as situações de turnover na empresa. Ou seja, a rotatividade, que é quando um membro deixa a instituição.

Manter a equipe engajada ajuda a economia da companhia, porque evita gastos com:

  • Contratação;
  • Treinamento e demissão.

O resultado disso é também um serviço de maior qualidade para o cliente. Além disso, a marca ganha maior proteção e o atendimento também recebe melhorias.

2 – Mais produção

A produtividade é outro benefício que merece ser destacado já que pessoas felizes produzem mais. Mas, não só mais, como também chegam a produzir melhor no dia a dia.

Um ambiente mais saudável facilita muito as operações diárias. Essa melhora acaba por ocorrer tanto na parte cultural, quanto no uso de novas tecnologias.

3 – Atrair novos membros

Empresas de certas áreas passam dificuldade pela falta de profissionais qualificados no mercado. Assim, o sucesso dessa ação acaba levando maior segurança ao seu time.

Assim sendo, torna-se possível não somente manter os talentos que possui, como atrair novas pessoas qualificadas. Além disso, a empresa também consegue mantê-los, o que impacta na eficácia do serviço.

Os clientes também se mostram mais satisfeitos, visto que uma pessoa feliz é mais proativa. Bem como, mais criativo, atencioso e inovador, melhorando a sua atuação.

4 – Aumento na parte dos lucros

Empresas que investem nesse modelo de gestão de pessoas conseguem ganhos maiores de lucro. Antes de mais nada, para conseguir isso, elas passaram a ouvir e entender cada membro.

As melhorias ocorreram a partir dessas ideias para deixar a relação mais saudável. Aliás, contribuem de maneira mais efetiva para os lucros.

Será que as empresas estão acertando?

É preciso analisar essa questão com cuidado antes de responder. A princípio, vale lembrar que alguns pontos dessa estratégia se parecem com o Customer Experience.

Esse conceito que foca no cliente, contribuiu muito para diversas melhorias. Entre elas, tem a relação entre empresa e consumidor, que melhorou durante as interações.

Ainda não dá para saber se um efeito parecido ocorrerá com o EX. Mas, já existem pesquisas que mostram bons resultados para empresas pioneiras que fazem uso dele.

Os passos para usar o EX

Para colocar em prática esse conceito, há alguns passos que a empresa deve tomar:

  1. Dar mais atenção aos funcionários;
  2. Alinhar os objetivos da empresa e da equipe;
  3. Tornar o ambiente mais agradável para todos.

Mesmo que simples, ao seguir esses passos já notará mudanças. Assim, sua equipe fica mais disposta e participativa. Além disso, se sentem mais confortáveis no ambiente. Ou seja, é vantajoso para todos.

Equipe feliz: sucesso da empresa

Agora é possível entender a importância do Employee Experience e seus benefícios. Assim, pode-se dizer que pode ser uma opção essencial para melhorar o ambiente da empresa.

Isso acontece porque uma pessoa que passa a trabalhar mais feliz, gera melhores resultados. Então, o cliente acaba sendo outro beneficiado, já que ficará mais satisfeito pelos serviços.

Com isso, o avanço e o sucesso da empresa será mais rápido. Afinal, tudo está de acordo e acontece como deveria.

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