A importância em escolher produtos ecologicamente corretos - Merchan Plásticos
Blog

A importância em escolher produtos ecologicamente corretos

A importância em escolher produtos ecologicamente corretos

O tema ‘sustentabilidade’ não é novo, mas atualmente novas tendências em torno desse conceito têm se estabelecido com mais afinco no país. Diante disso, entender o papel social e industrial nesse processo é muito importante, visto que vários problemas ambientais podem ser minimizados.

É nesse sentido que empresas de variados setores, que visam contribuir com a preservação do meio ambiente, começam a buscar alternativas na venda e fabricação de produtos. No entanto, se unir ao “selo verde” pode ser também um grande desafio.

Afinal, qual a importância desse movimento sustentável para as empresas? O que significam produtos ecologicamente corretos e por que escolhê-los? Quais as vantagens? Entenda mais sobre isso e o ecoproduto neste texto.

A importância do movimento sustentável

Em definição, o desenvolvimento ou movimento sustentável é o processo que se refere à conservação de recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Ou seja, é o uso de recursos e bens da natureza sem que impactos negativos comprometam esses componentes para as gerações futuras.

O “movimento verde” evidencia a adoção de novos padrões de consumo e de produção, de modo que haja o aproveitamento de recursos naturais sem prejuízos futuros. É um processo que busca aliar o desenvolvimento econômico com a responsabilidade socioambiental.

Para o setor empresarial, a importância do movimento é justamente o de contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que a grande era consumista trouxe alguns percalços ambientais: recursos naturais se esgotando e impactos negativos tanto ambientais quanto na qualidade de vida popular.

O que são produtos ecologicamente corretos

Quando o conceito do movimento sustentável entra em evidência, o processo de produção industrial também é tema, visto que uma produção mais ecológica é muito importante para a conservação do meio ambiente e de recursos naturais.

Nesse sentido, produtos ecologicamente corretos são pauta de empresas que procuram se unir ao selo verde. Estes produtos podem ser definidos por não-tóxicos, pois geram menos impacto ao meio ambiente visto a preocupação com a biodiversidade, ou seja, com o equilíbrio do ecossistema.

Normalmente, são vistos com características como:

  • fabricação por matérias-primas renováveis;
  • redução de impactos negativos a espécies em extinção;
  • são recicláveis;
  • são duráveis e biodegradáveis;
  • possuem embalagem mínima ou ecológica.

No entanto, você sabia que há diferença entre produto ecológico, verde e sustentável? Embora tais características sejam acopladas aos produtos ecologicamente corretos, o objetivo principal é de proteger o meio ambiente com uma exploração mais consciente da matéria-prima e redução de resíduos.

A diferença entre produto ecológico, verde e sustentável

Os termos podem confundir ou até mesmo qualificar todos os produtos como uma coisa só, mas há diferenças entre produtos ecológicos, produtos verdes e produtos sustentáveis.

Os produtos ecológicos, como mencionado anteriormente, são aqueles que respeitam a consciência ecológica, fundamentada em uma perspectiva de vida saudável por meio da preocupação com a biodiversidade, ou seja, buscam equilibrar o ecossistema.

Já com relação aos chamados produtos verdes, há também a preocupação com o equilíbrio do ecossistema, mas além disso possuem característica de produção com redução de energia elétrica e de desperdício de água. Ou seja, além de evitarem impactos ambientais, também visam economizar recursos.

Com isso, entram em evidência os produtos sustentáveis, pois possuem a mesma preocupação com a biodiversidade e economia de recursos, mas, além disso, têm como características a durabilidade e a resistência, consideradas importantes mecanismos para a preservação do meio ambiente.

Por que escolher produtos ecologicamente corretos

Em primeiro lugar está a consciência socioambiental de contribuir com um movimento que visa reduzir os impactos ambientais e preservar o meio ambiente. Mas, além disso, há alguns motivos importantes para serem pensados ao se aliar aos produtos ecologicamente corretos, como:

  • contribuir com o aumento do uso de fontes de energia renováveis;
  • ajudar na redução da produção de lixo;
  • contribuir com a redução de custos a longo prazo, considerando que produtos mais sustentáveis podem diminuir o uso de energia elétrica e poluição;
  • contribuir com a redução de materiais tóxicos;
  • garantir a maior qualidade e vida útil dos produtos oferecidos;
  • disponibilizar a vantagem de reciclagem ou reutilização.

Entenda as vantagens para a empresa

Falar da imagem do negócio é um tema bastante pertinente quando há o discurso de um mundo mais sustentável em questão, afinal a responsabilidade socioambiental é também levada em consideração por muitos consumidores. Estes, por sua vez, têm estado cada vez mais engajados com o assunto.

É fato que que produtos e serviços adequados aos ideais do ecologicamente correto são desafiadores, pois exigem uma proatividade para que sua marca “verde” seja efetivada. No entanto, há vantagens que devem ser levadas em consideração e que vão além das já citadas anteriormente.

Confira:

  • Oferecer produtos de acordo com os novos hábitos do consumidor consciente;
  • Estar um passo à frente no que diz respeito à competitividade do mercado;
  • Introduzir à imagem do negócio a responsabilidade socioambiental e preocupação com a sustentabilidade de forma consistente;
  • Gerar maior impacto na publicidade positiva da marca por adoção de boas práticas;
  • Atrair mais o público com consciência ecológica, visto que se tornou muito frequente a busca por empresas com tais preocupações;
  • Maior custo-benefício no uso dos recursos;
  • Contribuir com a influência do movimento sustentável.

O que fazer para se alinhar aos produtos ecologicamente corretos

Primeiro de tudo, informe-se sobre os impactos ambientais dos produtos que você precisa adquirir, como questões do ciclo de vida, se são biodegradáveis, ou se são recicláveis ou reutilizáveis, por exemplo.

Além disso, siga empresas alinhadas com o movimento sustentável, considerando seus exemplos de boas práticas nesse sentido. Isso vale também para montar a imagem do seu negócio, pois adquirir produtos e serviços sustentáveis contribui com a reputação da empresa.

Por falar em aquisição de produtos, não se esqueça de estudar seus fornecedores, buscando conhecer os produtos e serviços prestados. Afinal, para que seu negócio se adeque aos produtos ecologicamente corretos precisa fechar parcerias que se importam com o mesmo ideal.

Por fim, se informe sobre certificações ambientais, como o selo ecológico ABNT, selo IBD, selo FSC, entre outros. Afinal, conhecer melhor como funciona essas questões mais burocráticas também são importantes na hora de escolher produtos ecologicamente corretos.

Comentários