O setor de vendas tem se revelado como um dos mais importantes das empresas (finalmente!) - Merchan Plásticos
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O setor de vendas tem se revelado como um dos mais importantes das empresas (finalmente!)

O setor de vendas tem se revelado como um dos mais importantes das empresas (finalmente!)

Com a pandemia, o e-commerce apresentou um crescimento de 75% já no primeiro trimestre de 2020

Os anos de 2020 e 2021 trouxeram grandes desafios para as empresas do mundo todo. A pergunta que todos se faziam era a seguinte: E agora? Muitos empreendedores ficaram desesperados e alguns ainda continuam. 

Ao saírem da zona de conforto, muitos negócios não sabiam mais como chegar até seus clientes. Afinal, todas as empresas precisam vender para lucrar; seja um produto, serviço ou solução. Foi na crise que pequenos, médios e grandes empresários perceberam que o setor de vendas é um dos mais importantes e começaram a investir nele. 

Se não tem cão, caça com gato

Será mesmo? Com o mundo cada vez mais tecnológico e pessoas cada vez mais adeptas do universo virtual, a solução foi investir no e-commerce. O cão de caça (vendas) tornou-se 2.0 e agora abrange outras localidades antes impensáveis. 

O comércio online salvou muitas corporações do aperto, sendo crucial para os negócios e para manter e até aumentar os lucros. Hoje, o mercado enxerga o verdadeiro potencial do varejo via internet. O resultado positivo é comprovado no relatório da Mastercard SpendingPulse. Dados do levantamento demonstram que o e-commerce brasileiro cresceu 75% em 2020 em relação a 2019, principalmente no início do isolamento social. 

O aumento das vendas online já era esperado, mas a pandemia acelerou o processo. Muita gente que nunca pensou em comprar por meio da internet, viu a necessidade de optar pelo recurso. O indicador de vendas no varejo do Mastercard mostra que a transação online inclui pagamentos de todos os tipos e não apenas compras de produtos. 

A pesquisa revela que o segundo trimestre de 2020 foi bastante positivo para o e-commerce. De acordo com os dados, as vendas apresentaram um aumento de 48%. 

Principais campeões do varejo online:

  • hobby & livrarias (+110%);
  • drogaria (+88,7%).

Mudanças no varejo

Com tantas dificuldades enfrentadas nos primeiros meses da pandemia no Brasil, o varejo físico perdeu 3% de suas vendas, segundo os dados da Mastercard SpendingPulse. Só para ter uma ideia do prejuízo, na Black Friday de 2020 as lojas físicas tiveram 25% de queda nas vendas, já quem optou pelo comércio online viu as suas vendas aumentarem em 21%. 

O sucesso fez empresas que antes nem pensavam no digital terem a sua própria versão online. As transformações digitais são percebidas a olho nu e atrai todos os setores da economia. Por isso, fique atento às tendências que esse mercado de e-commerce traz para quem quer crescer em 2021. 

Tendências para o comércio digital

  1. Inteligência Artificial (I.A): A tecnologia tem sido utilizada para detectar padrões de comportamentos dos consumidores. Os aplicativos de I.A auxiliam a equipe de vendas na tomada de decisão, a fim de proporcionar uma melhor experiência ao cliente no momento de sua compra.
  • O Big Data: Tem o mesmo objetivo da Inteligência Artificial e assim como a I.A foi projetado para automação e processamento de dados. Assim, a ferramenta gera insights e faz análises preditivas. Esses aplicativos são ótimos porque aumentam a eficiência das campanhas de vendas. Tanto a Inteligência Artificial quanto a Big Data adaptam as ofertas do e-commerce de acordo com o perfil do cliente que a empresa pretende atingir. 
  • Omnichannel: Esta estratégia é utilizada para estreitar a relação digital e offline entre empresa e consumidores. O aplicativo permite que o cliente obtenha mais informações sobre um produto de interesse, mesmo estando na loja física. O objetivo é oferecer ao cliente mais comodidade e opções, além de ajudar a loja a aumentar as suas vendas. O Omnichannel também agrega valor à marca e fideliza o cliente. 
  • SEO:  A estratégia deve fazer parte do cotidiano de quem pretende vender mais na internet.  Saber a melhor forma de posicionar o seu produto ou serviço é o segredo para quem quer fazer sucesso, aparecendo nos principais buscadores da web. O seu site precisa estar bem posicionado nas buscas para ser encontrado de forma orgânica pelo consumidor. Veja algumas dicas para garantir um bom tráfego dos sites:
  • Bom desempenho técnico; 
  • Redução do tempo de carregamento do site; 
  • Boa funcionalidade dos botões do site; 
  • A plataforma de pagamento deve estar em boas condições; 
  • Site adaptado para tanto para desktop quanto para o mobile.
  • Redes sociais: São ótimas como estratégia de vendas. Nelas é possível vender como se estivesse em um marketplace. Esse ano, o Instagram disponibilizou a ferramenta social commerce. A finalidade é permitir que as lojas vendam seus produtos na rede social de forma fácil. Desta forma, o consumidor não precisa sair das redes sociais para comprarem ou contratarem produtos ou serviços. 
  • Pesquisa de voz: Esta é outra ferramenta que pode crescer muito em 2021. Por meio da tecnologia, os clientes podem pesquisar os produtos só fazendo uma pergunta para a assistente virtual. Muitas empresas já utilizam esse tipo de ferramenta. 

Agora que você já conhece algumas das tendências para impulsionar o seu e-commerce, não demore para aplicá-las. Elas serão essenciais para melhorar as suas vendas. 

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