Gestão do trabalho: o que 2021 promete - Merchan Plásticos
Blog

Gestão do trabalho: o que 2021 promete

Gestão do trabalho: o que 2021 promete

O ano de 2020 tornou-se um dos anos mais atípicos de toda a história. O medo constante e o isolamento social forçado contribuíram para uma mudança de rotina completa. E é nesse sentido que, neste post, vamos elencar as principais tendências para a gestão de trabalho no ano de 2021.

Com o advento da pandemia, as empresas tiveram que se adaptar às novas exigências do mercado, de maneira rápida e sem muito tempo. Houve casos de muitas empresas que não souberam o que fazer, em um primeiro momento.

Essas mudanças também atingiram diretamente os colaboradores, estes tiveram que se adaptar ao mundo virtual a fim de cumprir suas metas. Além disso, o famoso departamento de recursos humanos (RH) teve muito trabalho para conseguir dar conta das mudanças necessárias, tendo em vista ser um dos departamentos responsáveis pela transição do ambiente empresarial para o ambiente doméstico.

Estão curiosos em saber quais a principais tendências para este ano? Sigam com a leitura e descubram o que se espera para gestão de trabalho neste ano de 2021. Evitem ser pegos de surpresa mais uma vez!

Quais mudanças ocorreram no último ano?

As empresas para conseguirem manter sua saúde precisaram ser rápidas e adaptar-se às mudanças bruscas exigidas pelo novo cenário. Algumas mudanças:

  • Adoção de tecnologia;
  • Regime híbrido de trabalho;
  • Trabalho flexível;
  • Digitalização de dados, entre outras.

Diante dessas mudanças, houve impacto nos modelos das empresas de um modo geral e isso gerou consequências para os próximos anos. Vamos ver quais são as principais tendências para este ano? Confira:

Gestão de pessoal no período pandêmico

A Pandemia da Covid-19 obrigou o setor de recursos humanos a se reinventar e evoluir de acordo com as novas necessidades de mercado.

Isso se deu, sobretudo, pela necessidade de transformar o que era feito de forma presencial em forma virtual. Foi necessário todos se habituarem a recursos eletrônicos, tais como:

  • Microfone;
  • Câmera;
  • Videoconferência;
  • Formulário online, entre outros.

O setor de RH foi obrigado a se modernizar e se informatizar. Se antigamente era um setor mais tradicional e sem muita aderência ao mundo virtual, hoje a situação é totalmente diferente!

Além disso, pode-se dizer que em longo prazo ocorrerá uma verdadeira revolução nesse setor. Questões como salário, férias, bônus, abono passaram a ser totalmente digitalizadas!

A grande tendência para esse setor é de que ocorra sua automatização, fazendo com que seus gestores processem os dados e gerem informações que ajudem na tomada de decisões estratégicas.

Alguns desafios no home office em tempos de pandemia

O principal desafio enfrentado pelas empresas quando na instalação da pandemia foi de implementação do home office. Muitas empresas não dispunham de estruturas digitalizadas e tiveram trabalho dobrado.

Foi necessário correr atrás de ferramentas digitais de modo a possibilitar mudança nas formas de trabalho, bem como treinar os colaboradores a manusearem as novas ferramentas virtuais.

Isso foi um grande desafio para a gestão de trabalho, fazer com que os colaboradores se sentissem à vontade no ambiente virtual e ao mesmo tempo em que isso não afetasse a produtividade da empresa.

Por incrível que pareça, o home office ajudou, e ainda ajuda, no aumento da produtividade. Segundo estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, há um aumento de 13% no desempenho de trabalho quando realizado em regime de home office. Então, essa mudança tem sido algo salutar para as empresas.

Trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido é tendência que ganha força para o ano de 2021, visto que proporciona benefícios tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. Vale esclarecer que trabalho híbrido não é sinônimo de teletrabalho. Este geralmente é realizado de forma remota e não há controle de jornada de trabalho.

Conforme estudo realizado pela Gartner, 82% das empresas brasileiras preferem o modelo de trabalho híbrido. Mas, afinal, o que é trabalho híbrido? É aquele caracterizado pela realização de parte do trabalho em casa e a outra parte na sede da empresa.

Algumas vantagens do trabalho híbrido:

  • Diminuição de atrasos;
  • Maior autonomia;
  • Diminuição de custos;
  • Melhor gerenciamento do tempo.

Depois de passado um longo ano de incerteza, a tendência é que, com a retomada do “novo normal”, as empresas implementem o modelo de trabalho híbrido. Ou seja, não optem pelos funcionários apenas em casa e também não o façam passar todo período dentro da sede da empresa.

O bem-estar dos trabalhadores e colaboradores

Não existe dúvida de que funcionários mais felizes tendem a ser mais produtivos. Então, grande tendência para 2021 é a preocupação com a motivação do empregado. Para isso, é importante se atentar para algumas situações:

Ergonomia

Ergonomia é exigida pelas normas de segurança de trabalho, especificamente a NR-17 que define condições mínimas para condições de trabalhos ideais. Por isso, o ambiente de trabalho deve ser contrário a:

  • Esforços repetitivos;
  • Má-postura;
  • Grandes períodos em pé;
  • Excesso de peso, entre outros.

O mais importante disso é que as empresas devam se responsabilizar pela ergonomia dos trabalhadores mesmo em regime home office ou de teletrabalho. Empresas que não se atentam a isso, podem sofrer ações trabalhistas, explica o advogado Rogério Guimarães.

Saúde mental

A saúde mental dos colaboradores está intimamente ligada com a empresa. Empresas que não se atentam a isso, acabam sendo prejudicadas por absenteísmo no trabalho. Quadro de doença está cada vez comum e, muitas vezes, o ambiente do trabalho é o grande facilitador dessas enfermidades. Algumas soluções que podem ser oferecidas pelas empresas:

  • Tratamento psicológico;
  • Capacitação;
  • Entretenimento;
  • Espaços inovadores;
  • Motivação;
  • Incentivos, entre outras.

Com a adoção desses mecanismos é possível driblar os problemas com o ambiente do trabalho ou até mesmos aqueles oriundos do isolamento social.

Essas foram algumas estratégias a serem adotadas de modo a otimizar a gestão de trabalho, neste ano de 2021, e manter longevidade das empresas. Espero que tenha gostado de nossas dicas e que elas ajudem na gestão dos seus negócios!

Comentários