Antes de escolher a nova profissão, planeje-se!
A insatisfação com o trabalho e o desejo de mudança é comum na vida de qualquer profissional. Quem nunca pensou em mudar de carreira? Se você está pensando nisso neste momento, saiba que não há idade para a transição profissional.
Na verdade, isso depende mais da vontade de cada um, vontade e coragem para recomeçar em uma nova profissão. A mudança pode ocorrer aos 30, 40, 50, 60 anos ou até mais. Se houver disposição para o trabalho, não há limite de idade.
Contudo, antes de partir para outra, é importante planejar. A organização vai lhe mostrar os caminhos que devem ser seguidos para não cometer erros durante uma etapa tão importante da sua vida.
Há muitos motivos para optar por uma mudança profissional. O primeiro é a variedade de oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, sendo que muitas não existiam até pouco tempo. Outros motivos são mais antigos e velhos conhecidos de todos os trabalhadores, como:
Entretanto, não há um momento ideal para essa tomada de decisão. Isso vai depender de cada pessoa, do seu momento. Nos tempos atuais, ninguém quer ficar 20 ou 30 anos em um mesmo emprego ou na mesma função. Ficar mais de 8 horas por dia em um emprego pode não ser atraente e a opção é estar livre para desempenhar as atividades na hora que desejar e o que quiser fazer, sem burocracia.
De acordo com a Isma Brasil, 72% dos profissionais estão insatisfeitos e pensam em mudar de carreira. Outra razão pela qual as pessoas querem sair da zona de conforto é o ambiente estressante. Para muita gente, os benefícios proporcionados por uma determinada carreira não compensam quando se trabalha em um lugar com muito estresse e cobrança.
Qualquer mudança requer planejamento. Uma das etapas para isso é conhecer a profissão na qual você está pensando seguir daqui para frente e procurar uma especialização na área. A qualificação é importante nessa etapa decisiva.
A tendência de mudança é mundial e está cada vez mais em alta. Por isso, a preparação e o conhecimento do mercado não podem ser negligenciados. Fazer cursos, participar de workshops, palestras e ter o máximo de informações são meios de se especializar para enfrentar o novo e para fazer muito sucesso.
O estudo publicado no Science Daily confirma a importância de aprender novas habilidades e informações. Experimentar algo inovador atende a uma necessidade do ser humano. Por isso, essa busca incessante por algo que o satisfaça.
Além dos cursos de especialização, antes de decidir pela mudança de fato, você também precisa do apoio de amigos e familiares. Conversar com pessoas queridas pode te ajudar a se reinventar com tranquilidade. Conte para eles sobre o seu plano e pergunte como eles podem te ajudar. O apoio pode ser de vários tipos: emocional, dicas de cursos, parceria em algum tipo de negócio. O importante é poder contar com pessoas queridas.
O que mais faz parte do planejamento?
Como vê, a mudança de carreira exige esforço e não está diretamente ligada à idade do profissional que deseja dar um upgrade na vida profissional.
Comentários