É possível mudar de carreira em qualquer idade? - Merchan Plásticos
Blog

É possível mudar de carreira em qualquer idade?

É possível mudar de carreira em qualquer idade?

Antes de escolher a nova profissão, planeje-se!

A insatisfação com o trabalho e o desejo de mudança é comum na vida de qualquer profissional. Quem nunca pensou em mudar de carreira? Se você está pensando nisso neste momento, saiba que não há idade para a transição profissional. 

Na verdade, isso depende mais da vontade de cada um, vontade e coragem para recomeçar em uma nova profissão. A mudança pode ocorrer aos 30, 40, 50, 60 anos ou até mais. Se houver disposição para o trabalho, não há limite de idade.  

Contudo, antes de partir para outra, é importante planejar. A organização vai lhe mostrar os caminhos que devem ser seguidos para não cometer erros durante uma etapa tão importante da sua vida. 

Por que mudar?

imagem de lousa escrito time for change, em português, tempo para mudar

Há muitos motivos para optar por uma mudança profissional. O primeiro é a variedade de oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, sendo que muitas não existiam até pouco tempo. Outros motivos são mais antigos e velhos conhecidos de todos os trabalhadores, como:

  • Salários incompatíveis;
  • Insatisfação com o trabalho;
  • Busca por reconhecimento;
  • Não gostar da função que desempenha; 
  • Excesso de trabalho;
  • Decepção com a profissão escolhida;
  • Busca por novos desafios;
  • Desejo de liberdade e bem-estar.

Entretanto, não há um momento ideal para essa tomada de decisão. Isso vai depender de cada pessoa, do seu momento. Nos tempos atuais, ninguém quer ficar 20 ou 30 anos em um mesmo emprego ou na mesma função. Ficar mais de 8 horas por dia em um emprego pode não ser atraente e a opção é estar livre para desempenhar as atividades na hora que desejar e o que quiser fazer, sem burocracia.

De acordo com a Isma Brasil, 72% dos profissionais estão insatisfeitos e pensam em mudar de carreira. Outra razão pela qual as pessoas querem sair da zona de conforto é o ambiente estressante. Para muita gente, os benefícios proporcionados por uma determinada carreira não compensam quando se trabalha em um lugar com muito estresse e cobrança.

Planejamento é a alma do sucesso

Qualquer mudança requer planejamento. Uma das etapas para isso é conhecer a profissão na qual você está pensando seguir daqui para frente e procurar uma especialização na área. A qualificação é importante nessa etapa decisiva. 

A tendência de mudança é mundial e está cada vez mais em alta. Por isso, a preparação e o conhecimento do mercado não podem ser negligenciados. Fazer cursos, participar de workshops, palestras e ter o máximo de informações são meios de se especializar para enfrentar o novo e para fazer muito sucesso. 

O estudo publicado no Science Daily confirma a importância de aprender novas habilidades e informações. Experimentar algo inovador atende a uma necessidade do ser humano. Por isso, essa busca incessante por algo que o satisfaça.

Além dos cursos de especialização, antes de decidir pela mudança de fato, você também precisa do apoio de amigos e familiares. Conversar com pessoas queridas pode te ajudar a se reinventar com tranquilidade. Conte para eles sobre o seu plano e pergunte como eles podem te ajudar. O apoio pode ser de vários tipos: emocional, dicas de cursos, parceria em algum tipo de negócio. O importante é poder contar com pessoas queridas. 

O que mais faz parte do planejamento?

  • Conheça as suas habilidades: Todas elas devem ser consideradas. Isso vai lhe ajudar a decidir sobre a nova profissão. Liste tudo aquilo em que você é bom: ensinar, técnicas de informática e conhecimento em comunicação e escuta, marketing digital, vendas, organizações, idiomas. Passada essa etapa, compare os seus conhecimentos com as técnicas necessárias para a nova carreira.
  • Para aprofundar o conhecimento, como já foi citado, especialize-se. Cursos técnicos vão te ajudar a entrar no mercado de trabalho ou até mesmo a abrir um negócio. Desta forma, você atuará com mais propriedade quando estiver em um projeto pessoal. 
  • Reserva financeira: Será necessário dispor de um capital. Isso porque, durante a mudança de carreira, você terá que arcar com despesas até conseguir atingir os seus objetivos. 
  • Pesquise o mercado: Não adianta investir tempo e dinheiro se você não conhecer a fundo a área em que se propõe trabalhar. Conhecer o cenário é fundamental. Precisa saber se a nova profissão atende às suas expectativas e como poderá se inserir no mercado. Fique ciente sobre as exigências da nova carreira e como está o mercado de trabalho., quais são os passos que devem ser tomados, como desenvolver diferentes habilidades ou fazer uma nova graduação. Não tenha pressa, busque todas as informações necessárias para que essa decisão não se torne um futuro arrependimento.
  • Contatos: O networking é importante para que qualquer profissional possa se inserir no mercado. Esses contatos vão te ajudar a conhecer os caminhos, mostrar possibilidades. Há muitas ferramentas digitais que podem te ajudar nesta tarefa, como LinkedIn, Facebook, Instagram. Elas darão visibilidade ao seu currículo, experiência e vão te ajudar a estar em contato com outros profissionais.

Como vê, a mudança de carreira exige esforço e não está diretamente ligada à idade do profissional que deseja dar um upgrade na vida profissional.

Comentários