Descubra o que é e como funciona o método Scrum - Merchan Plásticos
Blog

Descubra o que é e como funciona o método Scrum

Descubra o que é e como funciona o método Scrum

O método Scrum é um útil em diversos contextos. Mas, antes de usá-lo você precisa conhecer sua definição e como ele funciona. Então, confira tudo isso, a seguir.

Como o método Scrum surgiu

Scrum é um termo que vem de uma estratégia do rugby de mesmo nome. Ou seja, é uma maneira de reiniciar a jogada. No entanto, o método se apropria desse nome como uma metáfora.

Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka fizeram essa comparação pela primeira vez em um artigo. Entretanto, Jeff Sutherland e Ken Schwaber deram estrutura ao método em um livro, anos depois.

Ele mudou a forma tradicional de organizar projetos, ajudando muitas empresas em relação à eficiência. Isso porque o Scrum ajuda a realizar pequenas tarefas para concretizar resultados complexos.

O que é método Scrum

As metodologias ágeis surgiram com mais força no setor de tecnologia. Mas, elas são úteis em qualquer tipo de projeto em equipe. Por isso, o Scrum se encaixa nessa forma de organização.

Nele, cada etapa tem um prazo, papéis bem definidos e equipes pequenas. Por outro lado, para conhecer melhor o método, é preciso aprender algumas expressões. Em geral, elas estão em inglês, porém, com o uso, vão ficando mais claras.

Como funciona cada papel

Realizar tarefas complexas sem organização pode levar muito tempo. Por isso, no método Scrum cada membro da equipe tem funções especiais. Assim, entender quais são elas é crucial para saber como o método funciona. Então, confira os principais papéis, a seguir.

Scrum Master

A pessoa que assume esse papel está mais perto do que seria um chefe. No entanto, o Scrum Master é um tipo de líder que serve ao grupo. Ou seja, ele deve orientar e facilitar o trabalho da equipe.

Em geral, quem tem essa função são aqueles que conhecem bem o método. Assim, esse indivíduo garante a realização do trabalho de acordo com os princípios do Scrum.

Dono do Produto

O termo original, em inglês, para essa função é Product Owner. A princípio, o Dono do Produto deve definir as prioridades do resultado final. Essa lista se chama Backlog, a qual também inclui todas as tarefas.

A principal função desse papel é defender os interesses de quem vai usar o produto. Embora o Scrum Master tenha uma visão geral, o Product Owner também é um líder. Mas ele tem gerência sobre o que tem mais relação com o produto final.

Scrum Team

Imagem de pessoa apontando para conteúdo em quadro branco

É a equipe de poucos membros que vai realizar as tarefas. No entanto, longe de só obedecer, o grupo também define deveres. Ou seja, ele estabelece quantos e quais trabalhos é possível entregar em certo tempo.

Etapas do projeto

Para que tudo dê certo, é preciso seguir à risca cada etapa do Scrum. Por isso, veja como elas funcionam e sua importância no resultado final.

Backlog

O Dono do Produto define o Product Backlog, que é uma lista de ações essenciais. Além disso, ela deve conter uma ordem de prioridades. Por outro lado, o Sprint Backlog inclui a capacidade da equipe. Ou seja, quanto ela pode produzir em um período de tempo.

Sprint

Prazos são muito importantes em metodologias ágeis e os Sprints os representam no Scrum. Portanto, eles são a medida de tempo das tarefas, como “rounds” no boxe. Apesar disso, eles não são fixos e podem durar de 7 a 30 dias.

Daily Scrum

No Scrum, existe a necessidade de reuniões diárias, para que as equipes dialoguem. Dessa forma, é possível entender em que ponto cada uma está. Ainda, cada membro expõe os obstáculos que está enfrentando.

Retrospectiva

Ao final de cada Sprint, realiza-se uma reunião com todos. Assim, as equipes compartilham suas impressões do processo. Por outro lado, ocorre uma avaliação geral para saber o que foi positivo ou negativo. Enfim, com base nela, é possível melhorar o próximo Sprint.

Como aplicar o Scrum

No começo, o método Scrum pode parecer muito complicado. Mas, com a prática, os papéis e as etapas vão ficando cada vez mais claros. Então, você vai começar a sentir os benefícios do Scrum. Por isso, veja o método em 5 passos chave.

1 – Defina funções

O primeiro passo para ter êxito com o Scrum é saber os papéis de cada um. Portanto, divida os membros em equipes e defina Product Owner e Scrum Master.

2 – Faça o Backlog

Embora essa seja a função do dono do produto, todos podem apontar melhorias. Logo, o time também deve contribuir com o Backlog. Dessa maneira, a lista de prioridades vai ficando mais precisa.

3 – Organize os Sprints

Decida quais tarefas as equipes vão realizar em cada Sprint. Mas, não se esqueça de dois fatores importantes:

  • O grupo também tem poder de decisão;
  • Sprints não devem durar mais de um mês.

4 – Realize os Daily Scrums

As reuniões diárias são muito importantes para que tudo funcione em harmonia. Entretanto, elas não devem durar mais de 15 minutos, então fique atento a isso.

5 – Avalie o processo

Depois de terminar cada Sprint, reúna a equipe e veja o que teve sucesso. Assim, você saberá o que repetir na próxima “rodada”. Afinal, uma das melhores formas de aperfeiçoar a aplicação do Scrum é a repetição.

Outras metodologias ágeis

Existem muitas metodologias ágeis, além do Scrum. Inclusive, cada uma delas possui vantagens diferentes. Dessa forma, depende das necessidades de cada empresa. Por exemplo, algumas das mais famosas são:

Use o método Scrum

Como você viu, o Scrum não é algo difícil de ser usado. Mas, ele demanda prática e não é à toa que um de seus conceitos essenciais é a repetição. Por esse motivo, invista no método para sentir os benefícios.

Lembre-se de que o Scrum é uma das metodologias ágeis mais famosas. Então, é um diferencial no mercado ter alguma intimidade com ele. Além disso, ele oferece inúmeras vantagens em relação às maneiras mais tradicionais de gerenciamento.

No final das contas, você agilizará os processos da sua empresa. Ainda, terá mais eficiência e qualidade no produto final. Portanto, vale a pena usar o Scrum nos seus projetos, sejam eles simples ou complexos.

Comentários