Existe idade certa para fazer transição de carreira? - Merchan Plásticos
Blog

Existe idade certa para fazer transição de carreira?

Existe idade certa para fazer transição de carreira?

Diante de tantas opções e de um cenário cada vez mais competitivo, mudar de profissão tornou-se uma vontade comum. Os motivos são muitos: A insatisfação salarial, não gostar do que faz, almejar novos desafios, etc. Mas existe o momento ideal? 

Entenda as dificuldades

A transição de carreira pode estar relacionada com diferentes fatores. Antigamente, era comum escolher uma profissão imaginando que ela seria para a vida toda. Um sonho comum era conseguir um emprego que pagasse bem e manter-se nele até a aposentadoria. Contudo, os tempos mudaram, as oito horas diárias de trabalho não são mais tão satisfatórias, mesmo em um bom cargo. As pessoas começaram a prezar pela saúde mental e física, passaram a almejar a liberdade, realizações de sonhos e o bem-estar.  

Essa mudança comportamental faz com que muitas pessoas vejam novos interesses como oportunidades para mudar de vida. Porém, não é sempre que o mercado de trabalho se apresenta de bom grado para esses desejos. As dificuldades são muitas. É comum vermos jovens reclamando que empresas buscam por pessoas com anos de experiências, enquanto pessoas mais velhas estão desempregadas por estarem “fora da idade ideal”. 

Mas a questão é: a idade ideal não existe. As dificuldades profissionais se apresentam para todos, sempre haverá um desafio, um descontentamento, assim como tudo na vida. Mudar de carreira depois de uma certa idade pode dar muito certo, como também pode dar muito errado. O que não pode acontecer é viver para sempre insatisfeito com as escolhas tomadas ao longo dos anos. Trabalhar durante anos em algo que não traz nenhuma satisfação influencia diretamente na competência profissional, no rendimento e produtividade. É importante ter alguma reserva financeira e ser cauteloso, decisões importantes não devem ser tomadas no impulso. Se a sua vontade é se arriscar, alguns pontos devem ser levados em consideração:

Reconheça suas vontades e seja realista

Imagem de placa luminosa com a inscrição time for change (tempo para mudança)

Você já sabe qual é o seu objetivo com essa mudança de profissão? É para realizar um sonho? Ganhar mais dinheiro? 

  • O que eu quero? 
  • Por que eu quero? 
  • Para quando eu quero? 
  • Como eu quero? 

São perguntas que devem ser respondidas e que exigem preparo para enfrentar alguns desafios durante esse processo. Com uma mudança profissional, você provavelmente começará em uma posição júnior, podendo ganhar menos do que atualmente. Além disso, uma jornada dupla talvez seja necessária. O sucesso profissional e a satisfação pessoal podem demorar para se tornarem realidade. Se prepare financeiramente para essa transição, principalmente se mais pessoas dependerem de você. 

Pontue o que deseja e o que não te agrada mais no seu atual emprego. Tenha certeza do que pretende mudar e faça isso com prudência. Desenvolva metas e planeje-se, crie planos de curto, médio e longo prazos. O que você precisa fazer hoje para que essa transição profissional vire realidade? Onde pretende estar em cinco ou dez anos? A aposentadoria está próxima? 

Pesquise o mercado

Entender o cenário atual do mercado de trabalho é fundamental. Será que a profissão que você deseja seguir atende com as suas expectativas? Verifique quais são as exigências que essa nova carreira vai necessitar, como está a empregabilidade da área, quais são os passos que devem ser tomados, como desenvolver diferentes habilidades ou fazer uma nova graduação. Não tenha pressa, busque todas as informações necessárias para que essa decisão não se torne um futuro arrependimento. 

Faça novos contatos 

Atualizar seu networking é uma necessidade. Ninguém melhor do que quem já trabalha na área para esclarecer a realidade da profissão, tirar suas dúvidas e te ajudar quando relevante. No momento certo, essa pessoa poderá te abrir caminhos, mostrar diferentes possibilidades. 

As redes sociais são excelentes para isso, adicione pessoas que fazem parte desse novo mundo, interaja, comente, pergunte, compartilhe. Mostre interesse em se desenvolver. O LinkedIn é uma ótima opção para quem deseja conhecer novas pessoas no meio profissional. 

Se desenvolva profissionalmente 

É possível que você tenha que começar do zero, voltar a estudar é fundamental. Comece a fazer uma nova graduação, faça novos cursos de especialização, participe de workshops, debates, palestras, tudo o que estiver ao seu alcance. Para oferecer algum trabalho você precisa possuir experiências, mesmo que a princípio, sejam completamente teóricas. 

Diversas plataformas oferecem cursos gratuitos com disponibilidade de certificação, muitos professores disponibilizam aulas em plataformas de vídeo, completamente gratuitas. Busque as opções que se encaixam melhor com os seus objetivos e tenha paciência, a mudança não acontecerá do dia para a noite. E lembre-se, não é a sua idade que vai definir o profissional que você pode ser. 

Comentários