Como escolher o aplicativo ideal para gerenciar equipes? - Merchan Plásticos
Blog

Como escolher o aplicativo ideal para gerenciar equipes?

Como escolher o aplicativo ideal para gerenciar equipes?

Necessidade por um programa completo se faz presente em ambientes corporativos desde antes da pandemia

Aplicativos de gestão são cada vez mais comuns em meios empresariais. No entanto, a ação de selecionar a ferramenta ideal para o seu modelo de negócio deve ser desenvolvida através de características específicas, entre elas:

  • A dinamização
  • A praticidade
  • A velocidade

Quer entender mais? Continue no nosso artigo.

Primeiramente, os motivos para investir

A organização empresarial é uma das características essenciais para qualquer negócio, interferindo diretamente no desempenho de atuação e nos resultados gerados por uma marca. Por isso, destinar aplicações à lapidação desse segmento deve ser uma das principais prioridades de companhias que almejem se sobressair no mercado.

Uma vez que esses direcionamentos sejam concluídos, resultados cada vez mais concretos devem passar a ser percebidos entre colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Além disso, todas essas mudanças serão detectáveis em curto, médio e longo prazo.

Por que aplicativos?

Programas digitais tem se tornado alternativas cada vez mais viáveis para agregar eficiência em empresas ao redor do mundo. No Brasil, o crescimento do trabalho remoto causado pelo isolamento social promovido pela pandemia gerou a necessidade de adaptação em diversas esferas, e a gestão de equipes se apresentou como um dos setores em que essa carência mais cresceu.

Afinal, administrar essa área à distância se tornou uma atividade diferente, exigindo ações consideravelmente deslocadas de estratégias convencionais para manter o padrão de qualidade exigido por profissionais desse meio. Por isso, a utilização de novas ferramentas tem se tornado uma possibilidade extremamente promissora.

Nesse sentido, os aplicativos surgem como opções muito vantajosas. Disponibilizados em grande volume através de lojas digitais, esses programas normalmente não exigem aparelhos potentes para garantirem seu funcionamento pleno. Além disso, frequentemente podem ser acessados através de diversos dispositivos, como celulares, computadores, tablets, entre outros.

Por fim, como não poderia deixar de ser no meio corporativo, essas ferramentas podem ser adquiridas através de valores muito baixos, principalmente levando em consideração os pontos positivos que são capazes de oferecer.

Afinal, como escolher um aplicativo para o gerenciamento de equipes?

Imagem de quadro com 4 colunas, escrito em cada uma delas: Idea (ideia), To do (fazer), Doing (fazendo) e Done (feito).

Antes de iniciar essa seleção, é preciso compreender o cenário em que a companhia se insere. Afinal, é fundamental conhecer as lacunas que devem ser preenchidas por esses programas, uma vez que cada um deles possui suas particularidades.

Para ilustrar esse ponto através de um exemplo recente, basta analisar algumas das mudanças estruturais em empresas afetadas pela pandemia. Segundo dados revelados através da Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de COVID-19, desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em abril de 2020, cerca de 94% das instituições brasileiras analisadas pelo estudo afirmaram terem atingido ou superado os resultados esperados através da adesão do trabalho remoto. No entanto, 70% dessas mesmas marcas declararam planejar extinguir essa estratégia, ou reduzi-la a 25%, após essa crise sanitária.

Portanto, são necessários diversos estudos prévios e análises específicas para definir e mapear os caminhos que serão trilhados no futuro da marca analisada, rascunhando os fatores que devem ser supridos pelo aplicativo selecionado.

Quais os melhores aplicativos?  

Visando apresentar soluções amplas, mas destacando as considerações feitas acima relacionadas às particularidades de cada negócio, apresentamos algumas das melhores soluções disponibilizadas no mercado de programas de administração de equipes. Confira!

  • Bitrix24

Em linhas gerais, o Bitrix24 pode ser definido como uma imensa caixa de ferramentas virtual. Afinal, o programa busca incorporar diversas funções através de uma coletânea única, destacando isso através de suas campanhas publicitárias.

Entre as funções disponíveis no aplicativo, estão o armazenamento em nuvem, os bate-papos, as chamadas de vídeo, os relatórios de trabalho e diversas outras. Assim como outros aplicativos desse gênero, possui uma versão gratuita que pode ser aprimorada através de pacotes pagos.

O Bitrix24 está disponível para Android, iOS e PC. 

  • Insightly

Seguindo o mesmo conceito anterior, o Insightly visa reunir funções de diversas camadas organizacionais em um mesmo programa. Entre os setores compreendidos pela plataforma, estão as áreas contábeis, financeira e de mídias sociais.

O programa pode ser utilizado a partir de um teste gratuito, requisitando apenas um cadastro simples. No entanto, exigências maiores podem ser acompanhadas por versões mais encorpadas.

O Insightly está disponível para Android, iOS e PC. 

  • Jira Software

O Jira Software é elaborado através de processos unificados de distribuição, visando transformar a relação entre equipes e gestores de projetos em um elo mais dinâmico. Para isso, disponibiliza fluxos de trabalho pré-definidos ou, se houver a necessidade, oferece a possibilidade de criações personalizadas.

Além disso, a plataforma oferece um dos principais diferenciais desse meio, permitindo a integração de ferramentas como o Slack, o Zoom e outras marcas de peso que complementam os serviços da Google e da Microsoft. Por fim, vale destacar seu sistema de pacotes pagos, que segue o mesmo modelo anterior.

O Jira está disponível para Android, iOS e PC. 

  • Todoist

Uma das opções mais reconhecidas desse setor não poderia deixar de aparecer nessa listagem. Em plataformas como a Google Play, o Todoist soma mais de 187 mil avaliações e uma média de 4.7 estrelas, conquistando os aparelhos de usuários através de sua versatilidade.

Afinal, mesmo sendo focado no gerenciamento de tarefas em equipe, oferece inúmeras opções de personalização de funções, como o acompanhamento de projetos. Assim como seus concorrentes, possui uma versão gratuita e outras pagas com mais benefícios.

O Todoist está disponível para Android, iOS e PC. 

E agora?

Conhecendo as marcas acima e estudando as situações de mercado relacionadas a cada companhia, basta investir no modelo de gestão de equipes mais viável e aproveitar o dinamismo promovido por esses programas.

Comentários