A importância de lixeiras para coleta seletiva - Merchan Plásticos
Blog

A importância de lixeiras para coleta seletiva

A importância de lixeiras para coleta seletiva

O Brasil está muito longe de criar uma economia circular. Isso significa que o país não investe em estratégias reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Essa economia baseia-se em um simples ato: coleta seletiva. Aposto que você não imaginava que era tão simples. E, realmente não é.

Separar resíduos recicláveis, materiais orgânicos de não-orgânicos, torna-se um trabalho complicado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), quase 170 milhões de brasileiros não são atendidos por coleta seletiva em suas cidades.

No total, 1.055 municípios contam com programas de coleta seletiva. Esse número representa 18% dos municípios.

Lixeira para coleta

Para reduzir a quantidade de lixo no mundo, a reciclagem é uma necessidade real. Na maioria das vezes, o lixo é descartado em local inapropriado e o que poderia ser reciclado acaba se perdendo.

Isso acontece por falta de informação e por ausência de políticas públicas para o descarte correto do lixo, de acordo com pesquisa divulgada no início deste artigo, revelando que 85% dos brasileiros não têm acesso a destinação correta de resíduos para a reciclagem.

Para mudar essa realidade, o primeiro passo é conscientizar a sociedade, exigir dos governantes ações efetivas e, separar corretamente o lixo. Afinal, tudo começa com a coleta dos materiais. Mas, para isso, você vai precisar de lixeiras apropriadas para a coleta seletiva.

Com equipamento adequado é possível separar lixo orgânico (restos de comida, folhas de árvores, flores) dos materiais recicláveis (plásticos, alumínios, papel). As lixeiras são coloridas e cada cor serve para identificar o material descartado.

Quando a separação não é feita de maneira adequada, o solo pode ser contaminado, a saúde pública é ameaçada e o meio ambiente sofre impacto inimaginável.

Para facilitar o processo de descarte, as lixeiras podem ser instaladas em diversos locais com acesso de pessoas, como: escolas, hospitais, shoppings, áreas públicas e, também, nas residências.

Como selecionar o lixo?

O sucesso da coleta seletiva vai depender muito da atitude e consciência de cada pessoa. É muito comum em áreas públicas presenciarmos pessoas jogando lixo reciclável em lixeiras de orgânicos, contaminando o material.

Para que as lixeiras cumpram a sua funcionalidade, vamos te ensinar o material que deve ser descartada em cada lixeira (verde, vermelha, amarelo, azul, preto, laranja, branco, marrom, roxo, cinza).

Veja agora como utilizar as lixeiras de coleta seletiva

  • Cinza: Serve para o descarte de lixo contaminado, que não serve para reciclagem. São eles: papel higiênico, fraldas descartáveis, papel carbono, embalagens de plástico metalizadas, aerossóis e esponja de aço.
  • Roxo: As lixeiras de cor roxo são muito utilizadas para a separação de lixo considerados radioativos: seringa, papel absorvente; líquidos derramados como urina e fezes, frascos de substância química e resíduos químicos de análises clínicas.
  • Marrom: Já o lixo orgânico pode ser descartado sem nenhuma dor na consciência na lixeira marrom. Podem ser considerados orgânicos: restos de comida, cascas de frutas, verduras e legumes; folhas de árvores e plantas.  
  • Branco: A lixeira branca é encontrada em hospitais, clínicas e laboratórios. Servem para o descarte de lixos hospitalares e ambulatoriais.
  • Laranja: Reservada para o descarte de lixos perigosos, como pilhas e baterias.
  • Preto: Já a lixeira na cor preta é ideal para o descarte de materiais de madeira, como pallet, caixotes, galhos de árvores e troncos, além de restos de madeiras pintadas ou envernizadas.
  • Azul: Já o papel e o papelão podem ir direto para a lixeira azul: cartões, cartolinas, cadernos, envelopes, jornais, revistas e papéis impressos. Mas, atenção. Nada de descartar na lixeira azul, papel higiênico, extratos bancários, guardanapos e lenços sujos, etiquetas e fitas adesivas, papéis com parafina, revestido com cera e silicone, papel vegetal, celofane e carbono.
  • Amarelo: Serve para o descarte de metal, como: papel alumínio limpo, talheres de aço, latas, fios, panelas, pregos e parafusos.
  • Vermelho: A lixeira vermelha é uma das mais conhecidas e serve para o descarte dos seguintes materiais plásticos tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET e de plástico; tubos vazios de creme dental, discos de CD e DVD, escovas de dentes, canetas.
  • Verde: Para descartar vidros, a lixeira verde é a ideal: potes, garrafas, frascos de produtos alimentícios.  

Reciclar é a melhor solução

A reciclagem é importante porque transforma algo que antes não tinha mais utilidade em matéria-prima para diversos produtos. Bens de consumo, como latas de alumínio e recipientes de plásticos podem ser reciclados em grandes quantidades.

Além de ser uma boa opção para a reduzir os impactos ambientais, a reciclagem gera renda para muitos brasileiros e dinamiza a indústria circulante. O processo torna-se essencial no mundo moderno, onde os recursos naturais têm se tornado cada vez mais escassos e o meio ambiente prejudicado.

Se sustentabilidade é a palavra da vez, a Merchan Plásticos é a empresa que vai te auxiliar na coleta seletiva.

Lixeiras para coleta seletiva da Merchan

A Merchan Plásticos desenvolve produtos ecologicamente corretos e que atendem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); da Occupational Safety & Health Administration (OSHA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Por seguir todas as normas é que as lixeiras são consideradas de alta qualidade e certificadas por órgãos competentes.

Temos lixeiras de todos os tipos para a coleta seletiva em áreas públicas, empresas, hospitais, laboratórios e residências.

Confira:

  • Lixeira papeleira de 50 litros;
  • Lixeira boca de lobo de 50 litros;
  • Lixeira basculante de 60 litros;
  • Cesto redondo com pedal;
  • Carrinho coletor de 120 e 240 litros;
  • Container plástico de 500, 700 e 1000 litros.

Todas as lixeiras atendem as especificações e cores da Conama para que a coleta seja eficiente. A Merchan Plásticos desenvolve e comercializa os melhores produtos para a satisfação de seus clientes.  

A empresa conta com profissionais altamente qualificados e com experiência de mais de 10 anos de mercado. Isso reflete na fabricação de todos os produtos que são seguros e funcionais.

Se você quer comprar lixeiras para coleta seletiva, não perca mais tempo e procure a Merchan. Aqui, encontrará tudo que precisa para a sua empresa ou residência.

Comentários

Envie uma mensagem