O setor de compras é o responsável por administrar de forma estratégica os recursos disponíveis para a compra dos materiais e matérias-primas. Sua principal função na empresa é melhorar a sua lucratividade com a redução de custos e na escolha das melhores táticas.
Ele deve ser um profissional capaz de suprir as necessidades de todos os setores da empresa através de boas escolhas, sabendo administrar os possíveis riscos e sempre ter outras alternativas para eles.
Continue a leitura e confira quais habilidades que um bom comprador precisa ter.
Toda empresa deve sempre ter um planejamento estratégico para o seu crescimento. E, dentro dela, todos os setores devem estar em sintonia, não é mesmo? Um bom comprador pode ser a cereja do bolo que falta dentro do seu negócio, aquele que vai reduzir as despesas e desperdícios e, assim, aumentar os lucros.
Os custos da sua empresa devem ser estudados fio a fio para não haver desperdícios, assim, deixando o financeiro no positivo. O setor de compras é o responsável por fazer todo o planejamento e administrar os recursos da melhor forma.
Antes de conhecer suas habilidades, você precisa se convencer de que ele será o seu braço direito para fechar com os melhores fornecedores e a um ótimo preço. Abaixo, listamos os benefícios de ter um profissional capacitado:
Agora que você conhece as vantagens de se ter um bom comprador na sua empresa, está na hora de saber quais habilidades ele deve ter. Separamos as 5 habilidades mais importantes de um bom comprador.
Não basta achar os melhores materiais se não conseguir negociá-los. Um bom comprador sempre vai usar das suas habilidades de bom negociador, claro que sempre dentro da ética, para enquadrar os melhores produtos no orçamento da empresa.
Com isso, deve-se usar a empatia e analisar qual será a melhor escolha para a empresa. Não deve haver falhas na comunicação, sempre ser seguro e deixar claro suas expectativas. Desse modo, o gasto dos recursos será eficiente.
Um profissional habilitado sempre está estudando quais melhorias podem ser feitas no setor. Não se acomoda com os fornecedores atuais, busca outras opções, colocando a habilidade de negociador em ação também. Todas as habilidades estão interligadas.
Ser proativo significa implementar novas tecnologias que vão só auxiliar nas tomadas de decisão trazendo compilance para a empresa. Assim, também estando a par de toda a legislação vigente também a complementa.
Ele deve saber exatamente o que os setores necessitam, aliado à estratégia de sempre buscar as melhores soluções para ambos os lados. As suas escolhas devem considerar o crescimento da empresa, satisfação dos clientes e processo de trabalho dos colaboradores.
Apesar de, por diversas vezes, a relação do profissional de compras com os outros setores possa ser desgastante, essa comunicação não deve ter falhas. Quanto menos erros nessa rede, melhor será o desenvolvimento da empresa.
Depois que tudo estiver alinhado com relação ao que cada setor necessita, chegou a hora de dialogar com os fornecedores de maneira clara e firme para que os processos na empresa fluam.
Nesse momento, a melhor opção é deixar o ego de lado e pensar no coletivo. Essa é a hora de vestir verdadeiramente a camisa da empresa e pensar estrategicamente.
Administrar a compra dos suprimentos de toda uma empresa pode trazer grandes riscos, se uma escolha for feita de forma errada. Deve-se conhecer as necessidades de cada setor para entender o porquê aquele material é o ideal para ele.
Como dito acima, todas as habilidades estão interligadas em um bom comprador. Por isso, ele deve unir a boa relação com os outros setores, o seu poder de negociação e o bom uso da proatividade nas tomadas de decisão.
Um dos grandes problemas no setor de compras são os imprevistos que podem ocorrer. Portanto, o comprador deve sempre ter um plano B, C e D para eles. Caso algum fornecedor deixe de entregar um material, outro já deve estar em mente para cobrir o desfalque.
Deve estar ligado às possíveis quedas das demandas, vendas sazonais, paralisação da produção em épocas de finais de ano e, principalmente, os níveis de estoque.
Se um bom comprador não tiver essas habilidades essenciais, ele pode comprometer todo o financeiro da empresa. Por isso, os gestores devem estar atentos a todas elas no momento da contratação.
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