As oportunidades de negócios são enormes e devem ser exploradas
A indústria sempre teve um papel primordial na vida de milhões de pessoas. Ela não mexe apenas com o mundo do trabalho, mas com comportamentos. A inovação é algo constante e influencia profissionais, a visão de encarar o mundo e a relação entre as pessoas. Prova disso foram as três revoluções industriais que ocorreram ao longo dos séculos.
Graças a elas, a sociedade mundial deixou de ser manufaturada, passando a ter acesso a diversos produtos de forma prática. A evolução chegou por meio de tecnologias avançadas em diversos setores, como transporte, geração de energia, produção de alimentos, medicina, soluções em diferentes áreas. Tudo tem o envolvimento industrial.
Em tempos de constantes transformações tecnológicas, vivemos a 4º Revolução Industrial. Considerada a ‘Era da Internet’, não há como ver o mundo sem a interligação das redes, sem programação. É aí que surge a expressão Indústria 4.0.
Cada revolução teve um papel importante para o mundo moderno. Por meio delas, diferentes setores puderam evoluir e oferecer uma solução adequada aos anseios da sociedade. Veja aqui como cada uma contribuiu para que chegássemos à indústria 4.0.
Negócios 4.0
A indústria 4.0 está cada vez mais próxima do consumidor e tenta entender o seu comportamento para buscar produtos e soluções customizadas. Por isso, investir em negócios que personalizem os produtos e o atendimento ao cliente é um bom caminho para conquistar novos rumos na direção de tecnologia digital.
De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), 2,5% a 5% das indústrias do país atuam no modelo industrial 4.0 e a previsão é chegar a 10% em menos de 15 anos.
Sabemos que a customização em massa não é algo fácil, mas há setores nos quais é possível investir nessa ideia com muito bons resultados. Essa indústria gera novos negócios e todos relacionados à inteligência artificial, análises de dados, métodos de controle de qualidade e gerenciamento da linha de produção, com finalidade de evitar desperdícios e erros.
Por exemplo, uma loja 4.0 pode utilizar sensores para captar dados e analisar o comportamento de seus clientes nas redes sociais. Outra possibilidade é utilizar sensores na entrada do comércio para saber quais das pessoas que passaram por ali estão usando Wi-Fi. Assim é possível criar diferentes oportunidades de vendas.
Por ser pouco conhecida, a tecnologia por trás da revolução 4.0 oferece grandes oportunidades de negócios. Para se ter uma ideia, o setor de serviços e soluções ainda é pouco explorado. O cruzamento de dados dos clientes por meio do business intelligence ajuda a identificar oportunidades e novos mercados para as empresas que visam o crescimento. Algumas companhias do ramo de logística têm se beneficiado com a ferramenta, utilizando as informações para antecipar necessidades e oferecer novas soluções aos seus clientes.
A análise de dados pode ser aplicada em diversos setores, como o financeiro, o de marketing e vendas. É possível também criar empresas especializadas em prestar esse serviço no B2B (business-to-business).
Negócios é o que não faltam na indústria 4.0. O importante é ficar atento às oportunidades para explorá-las.
Comentários