Como planejar a compra de suprimentos - Merchan Plásticos
Blog

Como planejar a compra de suprimentos

Como planejar a compra de suprimentos

Neste atual cenário de crise vivenciado pelo Brasil, planejar a compra de suprimentos é de suma importância para vitalidade de qualquer organização. Os gestores das empresas precisam entender a importância de um bom planejamento.

Através de um bom planejamento na compra de suprimentos, é possível controlar os estoques das empresas mesmo em situações de crise. Além disso, permite aos gestores manter a saúde financeira da empresa.

Neste post, pretendemos tratar das principais dicas para que sua empresa consiga planejar adequadamente a compra de suprimentos. Ficou curioso? Então continue com a leitura!

Previsão das vendas da sua empresa

A primeira etapa para fazer um bom planejamento nas compras de suprimentos, é identificar como será o volume das suas vendas. Nesse sentido, é indicado simular situações futuras e precisar o potencial de vendas da sua empresa.

É preciso ter em mente uma ideia de como será a comercialização e, posteriormente, definir a compra de suprimentos para a organização. Geralmente, as vendas variam conforme o ramo de atuação e o prazo estabelecido pelas empresas.

Com isso, depois de pensar no que será produzido, é essencial incluir os suprimentos que farão parte da produção. Desse modo, é possível contar com uma lista de suprimentos que serão necessários para suprir o valor projetado.

Planejamento e controle da produção

Por meio do planejamento e controle da produção, dá para avaliar todos os processos produtivos. Com isso, dá para conhecer o quanto de insumos e suprimentos serão aproveitados.

Para tanto, é fundamental que as empresas ajustem o orçamento conforme as necessidades. Mesmo já sabendo o que será comprado, é importante conhecer o fluxo do caixa, as previsões orçamentárias e os lucros projetados.

Por outro lado, a frequência é importante para formalização de outros prazos de entregas. Toda empresa tem suas peculiaridades quanto aos processos de produção, em alguns casos a produção chega a ser até segredo de empresa.

Em outros casos, o sistema “just in time” estabelece o momento exato em que o suprimento será utilizado na linha de produção. Nesse caso, é fundamental um maior controle com transporte, aquisição e recebimento.

Além disso, é importante também contar com um bom gerenciamento de riscos, uma vez que as falhas podem estragar a imagem da empresa. São questões que dependem de como a sua empresa está posicionada nas cadeias de suprimentos, que chegam a contar com grandes plantas fabris ou até mesmo conglomerado industrial.

Rol de fornecedores

Nada adianta fazer planejamento de todo o processo produtivo se não poderá contar com bons fornecedores que cumprirão os prazos e darão bom atendimento. Bons fornecedores são fundamentais para um planejamento de compras e, por isso, a escolha deverá ser minuciosa.

É importante que conheça os fornecedores e mantenha uma relação amistosa e de confiança. Forme parcerias com os fornecedores quando na realização das compras de suprimentos para sua empresa. Isso só trará vantagens para seu negócio!

Sugere-se que se crie score dos fornecedores. Pontue os fornecedores conforme seus produtos, tempo de retorno, prazo de entrega, preço etc. Mantenha sempre essa lista atualizada.

Dispondo do score dos fornecedores, o risco de se ter problemas nas compras costuma cair consideravelmente. Isso, portanto, acaba sendo salutar para toda sua cadeia de produção.

Uma boa gestão do estoque

É comum que as empresas tenham um local próprio para armazenagem do estoque de suprimentos. Com isso, à medida que os insumos vão acabando, é necessário repô-los.

Uma boa otimização do estoque contribui para que haja uma quantia necessária de insumos armazenados, nunca aquém nem nunca além. É preciso que os insumos sempre estejam em rotatividade!

Contar com uma ferramenta que interligue todos os processos da empresa, da venda ao estoque, ajuda a dispor um bom planejamento de produção. Por outro lado, digitalizar os processos da sua empresa acaba sendo mais que uma obrigação!

Profissionais bem capacitados

Não basta ter apenas uma boa gestão do estoque, é preciso ir além! Para isso, é importante dispor de equipe capacitada.  Os operadores precisam saber manusear as ferramentas. Mantenha seus funcionários atualizados. Não tenha medo de investir em cursos de capacitação. Isso trará mais benefícios para os negócios!

Estoque seguro

Planejar a compra de suprimentos engloba manter o estoque seguro. A depender do tipo de insumo a ser comprado, é importante atentar para as questões de armazenamento.

O ambiente usado para estocagem precisa oferecer boas condições para que os suprimentos mantenham suas vidas úteis. Isso é evidenciado em situações de crise, uma vez que será inadmissível perder estoque!

Reuniões com os fornecedores

Não é incomum que as empresas se reúnam com os fornecedores a fim de definir condições acerca da compra de suprimentos. É fundamental, nesses casos, que os compradores apresentem aos fornecedores todas as suas condições para compra dos suprimentos.

Se acharem necessário, ainda dá para contar com a confecção de um contrato especificando todos os detalhes das negociações. Com isso, trará mais segurança para os negócios. Ambas as partes terão mais segurança para negociar!

Negociação com os fornecedores

Já tendo em mente os fornecedores, o próximo passo será a negociação da aquisição dos suprimentos. É importante também que se considere a quantidade do estoque atual. Mantenha uma relação transparente com os fornecedores!

Se ainda se sentir inseguro com determinado fornecedor, nada impede que tenha em mente um fornecedor secundário. Dispor de uma lista de fornecedores dificulta a hipótese de sua empresa ficar sem produzir, por falta de suprimentos.

Caso não se sinta seguro ainda com seu fornecedor, por preucação, procure outro fornecedor. Mantenha esse fornecedor secundário e contrate em caso de necessidade. Isso mitiga os riscos em caso do fornecedor principal não conseguir entregar todos os suprimentos contratados.

Mas sempre preze pelo padrão de qualidade do seu produto. Não adianta mudar ou contar com outro fornecedor que ofereça suprimentos de baixa qualidade. Se for contar com mais de um fornecedor, sempre zele por um padrão de qualidade! Em suma, todas essas dicas são fundamentais! É necessário que a empresa sempre planeje em todos os aspectos, desde a compra de suprimentos à venda dos produtos!

Comentários