Você sabia que cada cone de sinalização tem uma funcionalidade? - Merchan Plásticos
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Você sabia que cada cone de sinalização tem uma funcionalidade?

Você sabia que cada cone de sinalização tem uma funcionalidade?

É normal ficar na dúvida sobre qual cone é o melhor quando não se tem conhecimento ou experiência no assunto. Mas a verdade é que não existe cone melhor ou pior. O que existe é o cone mais apropriado para o objetivo de cada momento.

Por exemplo, um cone não é exclusivo para a sinalização de trânsito e pode ser usado para identificar obras, eventos, sinalização de pedágios, entre outros; além de ter especificações técnicas que o deixam ainda mais característico para o objetivo em questão. Basicamente, cada cone de sinalização tem uma funcionalidade e de acordo com a finalidade de cada um é que se determina qual é o mais apropriado para investir.

Geralmente, as empresas de grande porte são as que mais investem na sinalização por meio dos cones, mas esses tipos de equipamentos também são essenciais para sinalizar:

  • Situações de emergência como perigo e acidentes no trânsito;
  • Áreas de pouso e decolagem;
  • Andamento de obras e transporte de elementos perigosos;
  • Entrada e saída de emergência de eventos com grande quantidade de pessoas.

Outra recomendação importante é sempre optar pelos cones com faixas que brilham no escuro quando são iluminadas pelo farol do carro ou moto. Sejam as faixas brancas ou amarelas, elas podem ser usadas em qualquer situação e apresentam como vantagem principal a possibilidade de serem vistas a uma distância maior do que os cones sem a faixa refletiva. 

Cones de sinalização – tipos e aplicações

Existem inúmeros tipos e modelos de cones de sinalização e em muitos casos, as finalidades se divergem entre si. Por isso, para fazer sempre o melhor investimento é preciso conhecer um pouco sobre as características, ficha técnica e aplicações de cada modelo de cone. 

Além dos cavaletes de sinalização, existem inúmeros tipos de cones disponíveis no mercado, onde os principais deles tem as seguintes especificações:

  • Cone rígido 50cm e 75 cm: Fabricado com material leve e ao mesmo tempo resistente é o equipamento ideal para ser empregado em shoppings, estacionamentos e principalmente em interdições fixas de longo prazo.
  • Cone flexível 50cm e 75cm: Os cones flexíveis são amplamente utilizados por aqueles que desejam fazer demarcações rápidas, por exemplo, o bloqueio de alguma via em uma blitz. O material utilizado para a fabricação é excelente e suporta bem o peso dos veículos quando passam por cima do objeto. Por apresentar uma ótima resistência e fácil manuseio, o cone flexível é bastante utilizado nas sinalizações de trânsito e nas quadras de treinamento de autoescola para a simulação das dificuldades e perigos em uma via;
  • Cone Obra: Caracterizado por sua tecnologia simples que é composta por um peso concentrado na base, esse tipo de cone foi inicialmente projetado para a sinalização em ruas e rodovias. Mas devido ao sucesso do produto, ele também é bastante procurado na demarcação de obras em shoppings, mercados e eventos, justamente por não tombar com as correntes de ar aos quais tais ambientes estão sujeitos.
  • Cone Esportivo e Cone Baby: Bastante utilizados em esportes que exigem velocidade e noções do espaço em que o atleta se encontra, esses tipos de cones estão disponíveis no mercado em vários tamanhos e cores. Assim, quando forem utilizados, agilizam o processo de identificação e marcação da metragem de cada lugar, seja em quadras esportivas ou em tatames para os campeonatos de luta.
  • Cone Norma NBR 15071: Geralmente as obras de grande porte são obrigadas a utilizarem esse tipo de cone devido a sua grande resistência e a flexibilidade que o produto possui. Basicamente, o cone Norma NBR 15071 é o mais indicado para garantir obras seguras com as sinalizações de atenção adequadas.
  • Canalizador Viário: Popularmente chamado de “Conão”, apesar do tamanho é um produto bastante leve e fácil de ser posicionado. Ele indica perigo ou presença de obstáculos nas rodovias para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
  • Barreira viária: Robusta e ao mesmo tempo fácil de ser armazenada, a barreira viária é bastante empregada na sinalização de tráfego, principalmente quando tem algum tipo de obra que obstrui o fluxo de trânsito um pouco. Quem opta pela barreira viária investe bem, considerando o tamanho e o excelente custo benefício que o produto tem a oferecer.
  • Batizador Viário: Produto com ótima estabilidade bastante procurado por aqueles que possuem pouco espaço e desejam bloquear o acesso de carros, motos e pessoas. Muito requisitado em obras, o Batizador Viário é basicamente um canalizador de tráfego que desvia o fluxo de um lugar para outro.

As cores dos cones também têm algum significado?

Poucos se atentam a este detalhe, mas além do modelo de cone de sinalização também é preciso observar as cores em que cada um está disponível. Isto porque cada cor tem um significado e fora os cones esportivos, é preciso utilizar a cor certa para alcançar a finalidade pretendida.

Sabe-se que existem cones rígidos e flexíveis, mas o que a grande maioria não sabe é que é a cor que diferencia os dois. Ou seja, em geral, os flexíveis são os laranjas e brancos e os rígidos são os pretos e amarelos. Mas vale lembrar que toda regra tem a sua exceção e, caso o solicitante queira, é possível encomendar um cone rígido na cor laranja e branco. Outra coisa que também é importante ficar atento é que quando se trata de sinalizações móveis ou provisórias, as cores dos cones são amarelas e brancas ou até mesmo com um branco refletivo, sobrando para o preto e amarelo a função de sinalizar coisas fixas como perímetros que precisam de uma atenção maior e de forma constante.

Mas, e quanto aos cones esportivos? Bom, os cones esportivos também tem cores, mas o significado pode variar de acordo com o objetivo de quem os coloca. Ou seja, as cores não são colocadas para chamar a atenção de terceiros, mas de quem as colocou. Um exemplo claro e fácil de entender é a dos atletas de corrida e velocidade. Para saber quantos quilômetros percorreram, é comum que a cada 100 metros eles mudem a cor dos cones. Assim eles têm uma noção do seu desempenho nos treinos.

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