É normal ficar na dúvida sobre qual cone é o melhor quando não se tem conhecimento ou experiência no assunto. Mas a verdade é que não existe cone melhor ou pior. O que existe é o cone mais apropriado para o objetivo de cada momento.
Por exemplo, um cone não é exclusivo para a sinalização de trânsito e pode ser usado para identificar obras, eventos, sinalização de pedágios, entre outros; além de ter especificações técnicas que o deixam ainda mais característico para o objetivo em questão. Basicamente, cada cone de sinalização tem uma funcionalidade e de acordo com a finalidade de cada um é que se determina qual é o mais apropriado para investir.
Geralmente, as empresas de grande porte são as que mais investem na sinalização por meio dos cones, mas esses tipos de equipamentos também são essenciais para sinalizar:
Outra recomendação importante é sempre optar pelos cones com faixas que brilham no escuro quando são iluminadas pelo farol do carro ou moto. Sejam as faixas brancas ou amarelas, elas podem ser usadas em qualquer situação e apresentam como vantagem principal a possibilidade de serem vistas a uma distância maior do que os cones sem a faixa refletiva.
Existem inúmeros tipos e modelos de cones de sinalização e em muitos casos, as finalidades se divergem entre si. Por isso, para fazer sempre o melhor investimento é preciso conhecer um pouco sobre as características, ficha técnica e aplicações de cada modelo de cone.
Além dos cavaletes de sinalização, existem inúmeros tipos de cones disponíveis no mercado, onde os principais deles tem as seguintes especificações:
Poucos se atentam a este detalhe, mas além do modelo de cone de sinalização também é preciso observar as cores em que cada um está disponível. Isto porque cada cor tem um significado e fora os cones esportivos, é preciso utilizar a cor certa para alcançar a finalidade pretendida.
Sabe-se que existem cones rígidos e flexíveis, mas o que a grande maioria não sabe é que é a cor que diferencia os dois. Ou seja, em geral, os flexíveis são os laranjas e brancos e os rígidos são os pretos e amarelos. Mas vale lembrar que toda regra tem a sua exceção e, caso o solicitante queira, é possível encomendar um cone rígido na cor laranja e branco. Outra coisa que também é importante ficar atento é que quando se trata de sinalizações móveis ou provisórias, as cores dos cones são amarelas e brancas ou até mesmo com um branco refletivo, sobrando para o preto e amarelo a função de sinalizar coisas fixas como perímetros que precisam de uma atenção maior e de forma constante.
Mas, e quanto aos cones esportivos? Bom, os cones esportivos também tem cores, mas o significado pode variar de acordo com o objetivo de quem os coloca. Ou seja, as cores não são colocadas para chamar a atenção de terceiros, mas de quem as colocou. Um exemplo claro e fácil de entender é a dos atletas de corrida e velocidade. Para saber quantos quilômetros percorreram, é comum que a cada 100 metros eles mudem a cor dos cones. Assim eles têm uma noção do seu desempenho nos treinos.
Comentários
Quero montar um para e siga quantos cones grandes eu pequeno eu preciso?
Sabe-se que existem cones rígidos e flexíveis, mas o que a grande maioria não sabe é que é a cor que diferencia os dois. Ou seja, em geral, os flexíveis são os laranjas e brancos e os rígidos são os pretos e amarelos. Mas vale lembrar que toda regra tem a sua exceção e, caso o solicitante queira, é possível encomendar um cone rígido na cor laranja e branco. Outra coisa que também é importante ficar atento é que quando se trata de sinalizações móveis ou provisórias, as cores dos cones são amarelas e brancas ou até mesmo com um branco refletivo, sobrando para o preto e amarelo a função de sinalizar coisas fixas como perímetros que precisam de uma atenção maior e de forma constante.
AMARELAS E BRANCAS? Não seria laranja e branca