Segurança e saúde: os pisos plásticos são a escolha ideal - Merchan Plásticos
Blog

Segurança e saúde: os pisos plásticos são a escolha ideal

Segurança e saúde: os pisos plásticos são a escolha ideal

Pensando em usar pisos plásticos? Continue com a gente e saiba de todas as possibilidades com esse tipo de material e como ele pode te ajudar no dia a dia.

Os pisos plásticos podem ser usados em diversos tipos de ambientes e isso, por si só, é uma de suas vantagens.

Os pisos plásticos são fabricados em módulos feitos para que se encaixem perfeitamente, desta forma, não deixa sobressaltos ou rebarbas, condições essas que poderiam causar implicações e até mesmo acidentes. Este é um tipo de piso que é, basicamente, uma proteção de alto desempenho contra escorregamento.

Utilizado para forrar diversos tipos de pisos, quando existe a necessidade de proteger pessoas e mercadorias, os pisos plásticos são ideais para lidar com ambientes úmidos e frios. O material usado em sua confecção é próprio para tornar o local que será aplicado muito mais resistente, além disso, são removíveis. 

Até aqui, ficou claro como a escolha por pisos plásticos é sempre uma boa ideia, mas, a melhor parte é que ainda há mais benefícios atrelados ao uso deste tipo de piso, como por exemplo: ele permite o fácil escoamento de água e líquidos, isso acontece pois seus pinos foram feitos para manter a superfície suspensa e isolada do piso e é dessa forma que ele garante a higiene do local, evitando a proliferação de bactérias, fungos e microorganismos.

Pensado para, de fato, aumentar a segurança, os pisos plásticos apresentam uma textura superficial mais áspera ou em forma de relevo, isto é: ele antiderrapante.

A variedade de cores é um up que pode ser utilizado para demarcar áreas de diferentes produtos, setores ou podendo ser apenas decorativo.

Alguns ambientes em que o piso plástico é utilizado

Em uma cozinha industrial há muitos objetos, instalações e equipamentos necessários para a atividade que será desenvolvida, como é o caso de uma mesa de inox. Grandes, médios ou pequenos, todos acabam dispensando algum tipo de peso, além disso, neste ambiente há também alimentos e estes precisam de cuidados muito mais reforçados, afinal, estamos falando da saúde de quem trabalha no local e de quem irá consumir, fora a questão dos prejuízos com o desperdício.

Desta forma, é de suma importância que em uma cozinha industrial os cuidados sejam redobrados, de uma maneira que garanta à higiene e à conservação dos alimentos. Com a facilidade que os pisos plásticos são instalados, você não terá prejuízos pelo tempo que a cozinha ficará fechada e ainda ganhará mais segurança e agilidade na limpeza.

A câmara fria é geralmente presente em açougues, bares e restaurantes. Nestes casos, os pisos plásticos mais indicados são os fabricados em polietileno de alta densidade (PEAD) que, assim como os outros, é feito em módulos com perfeitos encaixes entre si. A câmara fria é um local com temperatura diferente da temperatura ambiente, além disso, é nela que estão diversos alimentos, esta última, sendo uma condição que é propício a proliferação de bactérias, microorganismos e fungos. Os pisos plásticos permitem que haja um fácil escoamento da água e outros tipos de líquidos que possam existir no local.

Até aqui destacamos pontos importantes relacionados principalmente aos alimentos, mas os pisos plásticos também podem e devem ser utilizados em outros lugares, por exemplo, nos chãos de fábrica.

Em locais como a indústria, o trabalhador está em constante situações que podem colocar seu bem-estar e, até mesmo sua vida, em risco. O uso do piso plástico é uma forma de garantir ou amenizar esse tipo de situação como escorregões e, consequentemente, quedas. Assim como em outros ambientes, quando instalado no chão de fábrica, os pisos plásticos garantem maior higiene, além de proporcionar uma boa aparência ao local.

Em banheiros coletivos ou não, os pisos plásticos funcionam muito bem e são super indicados, afinal, por ser antiderrapante ele evita que escorregões venham a acontecer, além de impedir que haja o contato direto com o piso do box. O banheiro é um local que costuma ficar úmido, principalmente nos que são coletivos, como: os de saunas, academias, clubes e a umidade é o local ideal para a proliferação de doenças, assim, além de facilitar a limpeza, mantém o ambiente muito mais higiênico e seguro. 

Diferentes especificações e tamanhos

É certo, você entendeu como os pisos plásticos são essenciais para a manutenção da saúde e da segurança das pessoas, seja no ramo alimentício, nas indústrias ou locais de lazer, agora, basta apenas escolher aquele que irá se encaixar no local que ele será instalado.

Uma coisa que não podemos deixar de reforçar é que os pisos plásticos são facilmente instalados, por isso, não se preocupe com essa questão. São leves e resistentes a temperaturas negativas, como explicado anteriormente.

Conheça abaixo as opções de pisos, estrados e itens e escolha aquele que corresponde ao que precisa:

  • Piso 50×25: de baixo custo e muita versatilidade, fabricado em PP ou PEAD, é ideal para locais que não necessitam de grandes capacidades e nem altura mais elevada. Segue as normas da ANVISA e, por isso, é adaptado aos espaços compartilhados e resistente ao peso de pessoas e de máquinas.
  • Estrado 40×40: já este, foi desenvolvido para atender aos segmentos com grande capacidade de cargas, além disso, não necessita de tantos cuidados na operação, pois ele tem extrema resistência. Sua altura pode variar entre 2 e 5 centímetros e assim como os pisos e outros estrados, podem ser retirados com facilidade para limpeza sempre que existir a necessidade.
  • Estrado 50×50: também não requer muito cuidados, fabricado em PP ou PEAD aguenta grandes cargas, sendo geralmente utilizado em estoques, câmara fria, galpões, construtoras etc.
  • Prolongador: este tem a função de ser uma extensão dos estrados 40×40, por deixar o estrado mais longe do chão, ele facilita ainda mais a higienização por baixo, evitando transtornos.

Cada modelo de piso plástico e estrado se encaixa perfeitamente em diferentes necessidades, por isso, na hora de buscar uma solução para aumentar a segurança do local de trabalho, de comidas e dispor da facilidade na higienização, tenha em mente quais suas necessidades específicas e o tamanho do local. Com planejamento e a escolha certa você conseguirá manter o ambiente propício para desenvolver quaisquer tipos de serviço.

Comentários

Envie uma mensagem