Por que os pallets plásticos são melhores que os de madeira? - Merchan Plásticos
Blog

Por que os pallets plásticos são melhores que os de madeira?

Por que os pallets plásticos são melhores que os de madeira?

Mesmo que a utilização do pallet de madeira ainda seja predominante, os pallets de plástico estão conquistando cada vez mais espaço nos diversos setores da indústria. Mas, você sabe por quais motivos a popularidade deste material vem crescendo?

As diferenças entre o pallet de plástico e de madeira são os principais motivos dessa mudança. As vantagens do material são diversas e a partir delas já é possível entender o porquê o cenário está sendo modificado com o tempo.

As principais diferenças entre o pallet de madeira e do pallet de plástico

Começamos com um ponto que com certeza traz diversas vantagens: a durabilidade do pallet de plástico é de 10 anos, enquanto o de madeira, se feito com uma boa matéria-prima é de apenas 5 anos. Sabemos, a vida útil de um produto influencia bastante, principalmente quando falamos em redução de custos.

Com essa característica, seria difícil o pallet de plástico não se encaixar na sustentabilidade. Parece muito estranho para você falar de plástico e sustentabilidade? Pois é, mas isso é uma realidade, afinal, eles podem ser 100% reciclados, enquanto os de madeiras são apenas descartados após o término da sua vida útil. Além disso, eles atendem a exigências ambientais, são atóxicos e desenvolvidos com consciência ecológica e de logística reversa.

O peso é algo que conta muito, não só na redução de custos, como os de gasolina por exemplo, mas, por ser mais leve ele permite que o manuseio seja feito com maior facilidade. Outra questão em relação ao peso, é que os pallets de plástico são produzidos no mesmo molde tendo então sempre o mesmo peso, já os de madeira tem bastante variação de um para o outro já que depende da qualidade do material utilizado e das condições climáticas, chegando a aumentar em média de 15 a 35% quando toma chuva ou é exposto à água.

Se as condições climáticas e do ambiente afetam o pallet de madeira, como por exemplo: à variação de umidade do ar, esta não é uma preocupação de quem lida com pallets de plástico, afinal, eles não são suscetíveis a esse tipo de exposição, logo eles podem ser utilizados sem problemas em:

  • frigoríficos,
  • refrigeradores,
  • câmaras frias,
  • e em lugares que apresenta uma temperatura diferente da temperatura ambiente.

Com essa degradação natural que o pallet de madeira sofre, o pallet de plástico traz mais uma vez vantagens, pois reduz o número de acidentes e periodicidade de manutenção. Com a investigação que deve ser feita constantemente no pallet de madeira, devido essa degradação ou até mesmo o mal encaixe dos pregos, o risco de acidente é muito maior.

Outra diferença entre os dois materiais é o fato da madeira ser um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e afins, principalmente quando úmida, além disso, a madeira é mais difícil de ser higienizada, por conta de suas farpas e pregos muita das vezes mal colocados. Em contrapartida, o plástico é muito mais fácil de limpar, são produzidos com proteção antimicrobiana e não é um ambiente favorável para a proliferação de bactérias ou fungos.

Essas são as principais diferenças entre o pallet de madeira e o de plástico e com essas características fica muito mais fácil entender os porquês do pallet de plástico ser melhor, afinal, é uma solução definitiva para diversas indústrias e operações logísticas.

A diversidade em pallets de plástico

Agora vocês já conhecem o que torna o pallet de plástico muito mais vantajoso para seu negócio do que os de madeira, certo? Que tal começar a conhecer um pouco mais sobre as opções em pallets de plástico que existem para cada tipo de necessidade.

Com alta resistência, por ser fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD), o Pallet Multi pode ser resfriado sem trazer consequências ao material, a câmara fria é um desses locais em que ele pode ser utilizado. Por ter essa alta resistência, ele também é adaptável a diversas cargas, principalmente quando se fala em cargas distribuídas (neste caso, caixas).

No varejo alimentício e em toda cadeia de distribuição de alimentos, remédios e produtos perecíveis ele demonstra ser extremamente eficaz. Inclusive, quando se fala em armazenagem, o pallet de plástico apresenta, mais uma vez, vantagens ao de madeira, pois além deste último se desgastar muito mais rápido, o que exige uma troca constante, ele também é encontrado em valor elevado. A otimização do espaço é outro benefício do pallet de plástico, pois pode ser empilhado e organizado de um forma que a movimentação fique mais rápida e segura.

Fabricado em PP e PEAD, o Pallet Liso é ideal para as empresas e indústrias que só devem armazenar seus produtos em superfície parcialmente ou totalmente lisa, já que é necessário uma higienização com maior frequência para que resíduos não sejam acumulados, como em segmento farmacêutico, alimentício e têxtil. 

Ideal para locais que precisam armazenar seus produtos em prateleiras (porta pallets), pois é bastante reforçado, o Pallet Runner possui alta resistência à operação de cargas centralizadas, como: sacarias, bags, caixas de bebidas entre outros, por isso é bastante eficaz no segmento de alimentos, químico entre outros.

O Pallet Extra já possui runners  (travessa entre as sapatas) fixo em sua estrutura e foi projetado para ter uma grande capacidade de cargas estáticas e dinâmicas. Versátil, pode ser utilizado para armazenar produtos em prateleiras ou no chão e também apresenta resistência a locais mais gelados como a câmara fria.

Para manuseá-lo é preciso utilizar empilhadeiras, além disso, o Pallet Extra também pode ser empilhado facilitando o dia a dia na empresa.

Ideal para armazenar diversas cargas no segmento industrial, a Caixa Pallet  possui diversos modelos, sendo que os mais comuns são as caixas plásticas industriais, caixas pallet e caixas BIN. Em indústrias automotivas, agrícolas e frigoríficas elas são bem populares. Com ela, é possível realizar o carregamento de cargas sem que exista a possibilidade de ser derrubada, isso se deve a abertura que possui para que seja segurada pelo operador.

Bom, fica difícil não escolher os pallets de plástico depois de perceber que, diferente do de madeira, há muitas vantagens para o dia a dia e para toda a operação, além do mais, as opções oferecidas são ideias para se encaixar em suas necessidades, não é?

Comentários

Envie uma mensagem