O que você deve saber sobre fitas para demarcação de solo - Merchan Plásticos
Blog

O que você deve saber sobre fitas para demarcação de solo

O que você deve saber sobre fitas para demarcação de solo

As demarcações são importantes e em alguns casos obrigatória. Conheça mais sobre a utilidade delas no nosso artigo.

Com certeza, você já deve ter se deparado com elas por aí, mas nem se deu conta de sua importância. Pois é, as fitas de demarcação de solo ou de sinalização fazem parte daquele grupo de equipamentos que muita gente desconhece, mas sem eles, seria impossível organizar um estacionamento, por exemplo, ou sinalizar algum objeto ou área que exija distanciamento, mantendo a segurança de todos. 

As fitas para demarcação estão tão presentes no nosso cotidiano que nem as percebemos. Porém, é essencial saber para que servem e como cada uma pode ser utilizada de maneira correta.

Neste artigo, vamos explicar o que são, para que servem e como são aplicadas as fitas de sinalização. 

O que são fitas para demarcação de solo?

As fitas para demarcação de solo têm como função identificar zonas de risco de um determinado local, evitando acidentes trabalhistas e de outros tipos. O uso é frequente nas indústrias, comércios, sinalização de locais, filas, estacionamentos e em uso geral. 

Entretanto, há situações em que a utilização da fita é prevista na legislação. O motivo para isso é que elas têm como principal funcionalidade ser um Equipamentos de Proteção Individual (EPI), chamando a atenção para o trânsito de pedestres e de veículos em áreas externas ou internas. É uma maneira prática de orientar funcionários, visitantes ou outras pessoas para áreas que transitam.

As fitas são produzidas em várias cores para chamarem a atenção de um indivíduo sobre diferentes demarcações. 

Quando aplicar fita para demarcação?

Feita em adesivo acrílico base solvente, as fitas de sinalização são altamente resistentes. O material com que é confeccionado suporta o contato com água, óleo e demais produtos químicos. Além disso, são muito duráveis. 

Como já informamos neste artigo, as fitas podem ser aplicadas de diferentes maneiras atendendo normatizações, orientando e garantindo segurança. Conheça algumas das aplicações mais comuns:

  • Sinalizar locais perigosos; 
  • Orientar pessoas com deficiência física;
  • Chamar atenção para áreas de acesso restrito, como pontos de carga e descarga de uma empresa ou indústria;
  • Identificar a instalação de equipamentos de segurança;
  • Identificar equipamentos de combate a incêndio;
  • Sinalizar obras, chamando atenção de pedestres e motoristas;
  • Orientar áreas internas dentro de hospitais;
  • Chamar a atenção para equipamentos ou áreas com alerta a radiação;
  • Indica perigo sobre produtos abrasivos;
  • Sinaliza área obrigatória para uso de EPI’s. 

Fita ou tinta?

Sem dúvidas, a fita é melhor. A primeira vantagem é a sua fácil aplicação e não faz sujeira. A segunda e melhor vantagem de todas é que, diferentemente das tintas, a fita para demarcação é muito resistente e durável. Elas suportam todo tipo de movimento de veículo e de pedestres, sem correr o risco de soltar e desmanchar. 

Outra vantagem é que são resistentes a água, óleo e outros produtos químicos. Já a tinta, com o passar do tempo, terá de ser retocada. Além disso, nem todas as demarcações podem ser feitas com tinta, o que demonstra ainda mais a sua limitação. 

Ao optar pela tinta, a empresa pode até colocar o funcionário, fornecedor ou cliente em risco, porque, diferentemente da fita, a pintura não tem a sinalização refletiva. Ou seja, não chama a atenção para os alertas que a demarcação exige. 

Quando o uso da fita para demarcação é obrigatório?

Quando um setor ou atividade possa oferecer perigo às pessoas ao redor, as fitas para demarcação de solo são obrigatórias. A aplicabilidade da sinalização é exigida por órgãos de fiscalização.  

Dentre as várias opções para a obrigatoriedade estão a sinalização de obras, locais com itens de radioatividade e outras atividades ou produtos que possuem alto grau de risco. 

Outro caso em que a legislação é rígida para o uso da fita, é quando se trata de sinalização de equipamentos de incêndio. O Corpo de Bombeiros é o órgão responsável por exigir essas medidas nos estados. Neste caso, a sinalização de piso deve indicar as áreas em que estão localizados hidrantes e extintores de incêndio, como garagens, áreas de fabricação, depósitos e demais locais.

A legislação do Corpo de Bombeiros não é igual para todos os estados brasileiros, sendo imprescindível a empresa ficar atenta às normas locais para não ser prejudicada. 

A importância das cores

Independentemente de sua obrigatoriedade, as fitas de sinalização são muito importantes para garantir o bem-estar de todos que trabalham em uma empresa. Elas orientam e ajudam as pessoas a não se colocarem em risco. E uma das maneiras mais fáceis de saber identificar o objetivo da demarcação, é ficar atento às cores. 

  • Branco: A fita branca é usada como indicativo para circulação por faixas como, por exemplo, passarelas e corredores. Essa marcação também serve para localizar lixeiras, bebedouros, áreas de socorro e combate a incêndio.
  • Amarelo: Indica cuidado e atenção em locais de risco, como corrimãos, parapeitos, pisos escorregadios, plataformas de embarque e áreas de carregamento e máquinas pesadas como tratores por exemplo. Nestes casos também é possível usar a fita zebra amarela e preta.
  • Laranja: Identifica riscos em locais de armazenamento de máquinas, como caixas de proteção de dispositivos elétricos ou riscos com ácidos e abrasivos.
  • Púrpura: Sinaliza áreas de radiação nuclear ou eletromagnética. Outra função é identificar locais de aterro contaminados e recipientes radioativos.
  • Vermelho: Identifica equipamentos de combate a incêndio, como caixas de alarme, hidrantes, bombas, sirenes, extintores, portas de saída de emergência, entre outros.
  • Azul:  Indica cuidado e obrigatoriedade no uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Quando há demarcação em azul, pode significar também impedimento em movimentação ou no manuseio de algum equipamento.
  • Verde: Indicação de área de socorro. Na área podem ser encontradas macas, atendimento de primeiros socorros, EPI, dispositivos de segurança, entre outros.
  • Preto: Sinaliza locais de coletores de resíduos, que não estão relacionados a serviços de saúde.

Para comprar a fita para demarcação de solo ideal para a sua empresa ou atividade, procure a Merchan Plásticos. Temos a solução perfeita para a sua sinalização. 

Comentários