Empresas de todos os portes vêm se esforçando para ter uma produção mais sustentável. A tendência é mundial e tem conquistado cada vez mais adeptos na indústria e em diversos setores.
Desde a década de 1990, a sustentabilidade tem sido importante para o mundo corporativo. As grandes marcas perceberam a preocupação socioambiental e passaram a se adequar aos valores verdes, a fim de atender às necessidades dos seus consumidores cada vez mais atentos à conservação do meio ambiente. Países desenvolvidos foram os primeiros a abraçar o movimento.
Muitas empresas viram a expansão dos seus negócios ao atrelarem a sua marca à ecologia.
O conceito de sustentabilidade vai além das questões ambientais. Ser uma empresa sustentável significa que são adotados um conjunto de ações operacionais, mercadológicas e econômicas aliando a consciência ecológica com a social. Os dois andam juntos. Reduzir os impactos no meio ambiente é uma exigência do mundo empresarial e dos clientes.
De acordo com a pesquisa ambiental da Tetra Pak, os consumidores estão cada vez mais conscientes e dois terços deles optam por evitar marcas não sustentáveis. Esse número apresentou aumento de 26% nos últimos seis anos.
Outra pesquisa aponta que 42% dos brasileiros mudaram o seu consumo com o objetivo de reduzir seu impacto no meio ambiente. Cerca de 30% dos entrevistados afirmam estar atentos aos ingredientes dos produtos que consomem. Além disso, 58% dizem não comprar mercadorias de empresas que fazem testes em animais. Empresas associadas ao trabalho escravo são rejeitadas por 65% dos entrevistados.
Os consumidores estão cansados dos impactos da atividade industrial no meio ambiente e, por isso, estão mais exigentes. Os danos provocados à natureza ao longo dos anos prejudicam não apenas as florestas e a sobrevivência dos seres humanos, mas também a produção empresarial. Sem uma consciência ambiental será difícil evitar os efeitos danosos e irreversíveis.
Fazer parte das empresas sustentáveis é equilibrar o desenvolvimento econômico com a redução dos impactos negativos no meio ambiente. Muitas empresas brasileiras entraram no rol da preocupação socioambiental e estão ganhando não só clientes como admiradores. Qualquer setor fabril ou comercial pode atuar sem prejudicar o ambiente com poluição, desmatamento, agrotóxico, entre outros. Esse é o novo desafio das empresas do século XXI.
Algumas empresas são exemplos de sustentabilidade no Brasil como:
Não são apenas as grandes empresas que podem investir em sustentabilidade. As médias e pequenas também podem contribuir com o meio ambiente sem abrir mão do desenvolvimento econômico. Colocar lixeiras seletivas em lugares estratégicos da empresa já é um bom começo. Outra coisa fácil é fazer parcerias com catadores de recicláveis e conscientizar funcionários e clientes sobre a importância da sustentabilidade, descartando o uso de plásticos ou descartando-os em locais corretos. Isso tudo sem falar na economia de energia e da reutilização da água.
Segundo o levantamento da UniEthos intitulado “Estratégias Empresariais para a Sustentabilidade no Brasil”, 65% das empresas pesquisadas afirmaram que a sustentabilidade ajuda no reposicionamento no mercado. A entrevista ouviu 250 companhias nacionais, de todos os tamanhos. Para 69% das empresas brasileiras, a sustentabilidade no planejamento estratégico das corporações é uma necessidade do mundo moderno. Segundo o estudo, as empresas que não investem em uma política sustentável podem ficar fora do mercado.
A sustentabilidade ultrapassa os limites empresariais e vira uma realidade dos municípios brasileiros. As cidades sustentáveis são bem planejadas e adotam práticas para melhorar a qualidade de vida da população unindo desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente. As cidades de João Pessoa e Curitiba são exemplos de sustentabilidade.
Entre as ações desenvolvidas por regiões sustentáveis estão:
Todos esses exemplos demonstraram que a sustentabilidade não é apenas modismo, mas algo que chegou para ficar. Por isso, é importante que a sua empresa faça parte dessa nova realidade para conquistar mais consumidores enquanto preserva o meio ambiente.
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