Não adquira o produto errado: tacha, tachão, mini tachão – para que servem e onde são utilizados - Merchan Plásticos
Blog

Não adquira o produto errado: tacha, tachão, mini tachão – para que servem e onde são utilizados

Não adquira o produto errado: tacha, tachão, mini tachão – para que servem e onde são utilizados

São diversas as opções de itens de sinalização viária disponíveis atualmente no mercado. A ampla variedade de opções não é resultado apenas de uma competição entre fabricantes e comerciantes desses produtos. Esses itens estão disponíveis em variados modelos porque cada um deles possui suas características e funções específicas, contribuindo para um determinado tipo de necessidade.

Sendo assim, torna-se preciso investigar qual a solução mais adequada para o tipo de sinalização a ser realizado. Diversos aspectos devem ser levados em consideração nessa escolha, como as principais características do local onde a sinalização deverá ser instalada, a função que esta terá que exercer, entre outros fatores.

Para facilitar o entendimento de qual é o melhor tipo de sinalização para cada contexto, apresentamos uma detalhada descrição dos produtos mais solicitados nesse setor: a tacha, o tachão e o mini tachão.

Tacha de sinalização

A tacha de sinalização pode ser utilizada com as seguintes funções:

  • Delimitar áreas;
  • Restringir acesso;
  • Fazer com que os veículos reduzam a velocidade.

O produto conta com placas refletivas desenvolvidas especialmente para fazer com que a tacha se torne luminosa quando sobre ela incide a luz dos faróis de um veículo. Esse fator é o principal para fazer com que a tacha seja uma boa solução para sinalização viária.

Essa visibilidade do produto faz com que ele seja útil para delimitar áreas, permitindo que motoristas enxerguem com facilidade as rotas pelas quais podem trafegar.

Com essa capacidade, o produto também é útil para delimitar o acesso. Ou seja, ao demonstrar os caminhos pelos quais o motorista pode prosseguir, a tacha indica as rotas pelas quais os veículos estão proibidos de passar.

Outra das aplicações da tacha de sinalização é a criação de fileiras que atravessam ruas, avenidas ou rodovias. Essas fileiras obrigam o veículo a reduzir sua velocidade para evitar solavancos ao passar por cima das tachas. Essa função é importante para evitar acidentes em locais perigosos.

Tachão de sinalização

Também muito importante para a orientação e organização do trânsito, o tachão possui função parecida com a da tacha, porém, com algumas diferenças importantes.

Devido a algumas características da estrutura desse produto, sua aplicação em vias públicas com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos que por ali trafegam é proibida.

A proibição é expressa por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Segundo o Conselho, a instalação dos tachões não pode ser realizada em pavimentos nem em ondulações.

Apesar disso, o produto é altamente eficiente para outros contextos, como a separação de vias, por exemplo, além de apresentar diversas outras utilidades em sinalização horizontal.

Os tachões podem ser encontrados nos modelos monodirecionais, bidirecionais e cegos. Os monodirecionais são os que possuem refletivos em apenas um dos lados, os bidirecionais são os que contam com refletivos nos dois lados e, por fim, os cegos são os que não possuem elemento refletivo em nenhuma de suas faces.

Mini tachão de sinalização

A principal aplicação do mini tachão é a criação de delimitações para as pistas pelas quais os veículos automotores podem se deslocar. O produto também conta com elementos refletivos que auxiliam na sua visibilidade.

Os refletivos que compõem o mini tachão e todas as demais soluções em sinalização aqui apresentadas são desenvolvidos de modo especializado. A composição desses refletivos evita que a luz seja refletida de forma direta, o que poderia prejudicar a visão dos motoristas. O que esse refletivo faz é refletir a luz em todas as direções, fazendo parecer que o mini tachão possui iluminação própria. Assim, toda a sequência de mini tachões disposta em uma via torna-se iluminada para os veículos que por ali transitam.

Além de eficiente, a solução é econômica, pois não há a necessidade de qualquer consumo de energia para a iluminação da sinalização.

A maior diferença entre os mini tachões e os tachões é a proporção da estrutura de cada uma dessas opções. Como o nome sugere, o mini tachão possui estrutura reduzida.

Em alguns casos específicos, o produto pode ser utilizado para a redução da velocidade.

Para a instalação do mini tachão em rodovias é necessário que o produto atenda a uma série de especificações técnicas determinadas pelos órgãos que regulamentam o setor de sinalização viária.

Outras soluções semelhantes

Após conhecer mais detalhadamente as principais características e funções de cada um dos produtos acima descritos, você pode conferir qual deles corresponde com maior precisão às suas necessidades.

Essa análise é fundamental para que o produto apresente o seu máximo desempenho. Itens para um determinado tipo de função utilizados em uma aplicação equivocada podem comprometer a eficiência de uma sinalização e, portanto, aumentar as chances de acidentes em uma determinada via.

Caso suas necessidades e interesses particulares não tenham sido contemplados nas descrições da tacha, tachão e mini tachão, é importante que você confira outras ofertas semelhantes.

Conheça duas outras soluções desenvolvidas para sinalização:

  • Tartaruga de sinalização;
  • Segregador (ou bate-rodas) para sinalização viária.

As tartarugas estão entre os recursos de sinalização mais utilizados em vias públicas, estacionamentos, rotatórias, entre outros locais. A estrutura desse produto é parecida com a das tachas, porém, seu formato é mais arredondado, assemelhando-se à forma apresentada por um casco de tartaruga.

O segregador, mais popularmente conhecido como bate-rodas, é um produto amplamente utilizado para sinalizar e delimitar vagas em estacionamentos. Com capacidade para proporcionar melhor aproveitamento espacial, esse produto permite que, mesmo em áreas pequenas, seja possível acomodar maior quantidade de automóveis. Os segregadores são, portanto, de grande utilidade para ampliar o rendimento de estacionamentos de pequeno porte e para controlar fluxos de veículos.

Linha completa de sinalização viária

Uma forma de garantir a obtenção das soluções mais adequadas para cada tipo de necessidade é contar com o auxílio de empresas especializadas.

Uma das mais completas linhas de soluções para sinalização viária é a apresentada pela Merchan Plásticos.

Com opções de excelente custo/ benefício e em perfeita conformidade com os padrões exigidos pelas normas técnicas que regulamentam o setor, a Merchan dispõe da solução mais adequada para as necessidades de cada cliente.

Comentários

Envie uma mensagem