Mundo pós-pandemia pede profissionais diferenciados - Merchan Plásticos
Blog

Mundo pós-pandemia pede profissionais diferenciados

Mundo pós-pandemia pede profissionais diferenciados

Sabemos que a pandemia do coronavírus foi responsável por várias mudanças sociais e econômicas no mundo todo. Algumas vão acabar junto com a pandemia, mas outras permanecerão. No mundo empresarial e profissional, as alterações são significativas, exigindo mão de obra ainda mais qualificada e com capacidade de adaptabilidade. 

Reinventar. Esse é o verbo mais utilizado no momento e o que traduz melhor a atual necessidade do mercado. Todos os profissionais devem ter isso como foco, caso contrário podem perder muitas oportunidades. A área de administração é a que mais reflete essas mudanças. Isso porque muitas das decisões e estratégias da empresa são definidas por esse setor.

Para ser capaz de tirar qualquer negócio de uma crise, o administrador precisa ter algumas características:

  • Adaptabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Formação continuada;
  • Resiliência;
  • Capacidade de formar redes. 

Sem essas qualidades, o profissional é descartado pelo mercado. Por isso, investir em qualificação e estar atento às tendências do segmento em que a empresa atua são diferenciais importantes para qualquer ramo empresarial.  

Mudanças que devem ser observadas

É cada vez mais pertinente preocupar-se com as habilidades que o mercado exige dos gestores. Por causa da imprevisibilidade em vários setores, uma das principais procuras são por colaboradores que entendam o que está acontecendo e busquem soluções eficientes. 

É preciso saber lidar com o imprevisível e ficar atento às mudanças mundiais. Ter a percepção de que vivemos em uma sociedade globalizada, na qual coisas que acontecem em um determinado país podem refletir no Brasil e no comportamento dos clientes de suas organizações. 

O coronavírus é um grande exemplo disso. O avanço da doença pelo mundo só ocorreu porque governantes minimizaram os impactos da doença, que primeiro atingiu a China. Muitas empresas agiram da mesma maneira e não se anteciparam à crise. Uma boa parte ficou sem matéria-prima ou sem produtos em seus estoques por acreditarem que seria algo passageiro. Algumas até fecharam suas portas. 

A falta de sensibilidade em lidar com os imprevistos, gerou uma crise econômica e social em vários países.  

Nada será como antes. Por isso, a administração empresarial precisa estar consciente de seu papel. Precisa aprender a lidar com incertezas e não apenas com cenários previsíveis. 

A realidade atual reconfigurou o mercado e trouxe à tona a importância do digital. As corporações que digitalizaram os seus negócios e abriram um novo campo de possibilidades não passaram aperto durante a pandemia. Na verdade, apresentaram aumento nos lucros e ganharam ainda mais a confiança de seus clientes. 

Com certeza serão mais procurados pelas empresas os profissionais que conhecem os caminhos para buscar as soluções, tenham capacidade de congregar pontos de vista diversos e estejam aptos a compreender e avaliar uma situação.

Outro olhar

Além da capacidade de lidar com o imprevisto, a flexibilidade e a capacidade de se adaptar foram primordiais para muitos empreendimentos. Isso solucionou muitos problemas e deve continuar assim no período pós-pandemia. É o caso dos home-offices. 

Com a covid-19, muitas empresas foram obrigadas a reduzirem a quantidade de funcionários para evitar aglomerações. Com isso, administradores, setor de vendas, marketing e outros adotaram trabalho remoto. O método foi essencial para que o negócio não fosse interrompido. 

O home-office é uma das tendências do mundo pós-pandemia. Mas nem todos os profissionais estão preparados para trabalhar em casa com o mesmo compromisso de quando estão presencialmente na empresa. Esses, provavelmente, estarão fora do mercado. 

Para atuar nesse novo cenário, não basta apenas tentar ou ter boa vontade. O profissional precisa de administração e de algumas características essenciais para se manter atuante e ter sucesso. Já as citamos no início do artigo, agora vamos aprofundá-las.

Características do gestor mais procurado

  1. Adaptabilidade. O mercado já não tem mais espaço para administradores convencionais e acostumados com o previsível. Ele precisa ser adaptável e apto a atuar em diferentes cenários. O profissional de administração, além de ter perfil empreendedor, deve ter competência para atuar em assessorias e consultorias. A adaptabilidade também tem a ver com estar antenado às tendências e entender as principais demandas do mercado e do consumidor.
  2. Flexibilidade: Essa é uma característica de poucos, mas o administrador que não for flexível, não consegue ficar muito tempo no mercado. Hoje, as empresas exigem gestores que atuem com diversos perfis geracionais dentro de um mesmo contexto de trabalho. 
  3. Qualificação: É obrigatória. Um profissional despreocupado com a sua formação não sobrevive aos novos tempos. Será engolido. O administrador deve investir na sua carreira continuamente. Com as mudanças no mundo corporativo e nas decisões dos clientes, o melhor é sempre estar atualizado e bem informado sobre as demandas e as novas ferramentas disponíveis no mercado. 
  4. Effectuation: Essaé uma das grandes tendências mercadológicas. O effectuation, ou abordagem efetiva, é um processo dinâmico e criativo. Nele, o empreendedor utiliza os recursos disponíveis para desenvolver novas ideias, sem a necessidade de ter um plano de negócios para tirar a ideia do papel. É mais rápido e dá soluções aos imprevistos. 
  5. Resiliência: O empreendedor de sucesso é resiliente, ou seja, sabe lidar com problemas e situações imprevisíveis. O administrador precisa dessa característica para superar os obstáculos, mantendo a confiança do consumidor e dos sócios. 
  6. Networking: Sem uma rede de relações consistente, a empresa corre sérios riscos. Por isso, o administrador precisa ter a capacidade de formar uma rede de relações entre indivíduos ou grupos. 
  7. Empatia: Entender os consumidores e colocar-se no seu lugar é a primeira lição de um administrador moderno. É preciso conhecer as dores e demandas dos clientes para oferecer soluções que agreguem valor. Lembre-se que com a internet muitas informações estão disponíveis e se você não oferece uma experiência positiva ao seu cliente, rapidamente ele procura o seu concorrente. 

O administrador atual precisa sair da bolha da previsibilidade e ficar atento a tudo que acontece ao seu redor. Investir em formação, se informar sobre as tendências nacionais e internacionais do mercado são as melhores maneiras de ver além do nosso mundo. 

Profissionais com todas essas características são difíceis de encontrar. Por isso mesmo, invista nesse diferencial e melhore a sua imagem no mercado.

Comentários

Envie uma mensagem