Entenda o que é plástico sustentável e suas vantagens - Merchan Plásticos
Blog

Entenda o que é plástico sustentável e suas vantagens

Imagem do post Entenda o que é plástico sustentável e suas vantagens

A conscientização na escolha por empresas que se preocupam pelo sustentável já ganha espaço há alguns anos. O plástico sustentável é feito com materiais orgânicos, biodegradáveis e causam menos impactos negativos no meio ambiente.

Com a correria do dia a dia, é inevitável não usar produtos que não venham embalados no plástico. Mas o que fica sempre para depois é a forma como eles vão se desgastar no meio ambiente.

Algumas empresas até se preocupam com o fim das suas embalagens. Porém, com todos se unindo numa conscientização coletiva, é possível mudar o futuro do meio ambiente.

Conheça a seguir, o que é e os diversos tipos de plásticos sustentáveis disponíveis para a preservação do planeta.

O que é plástico sustentável?

Ele é todo plástico feito de material orgânico reciclável e/ou biodegradável, que é produzido com o menor uso de energia e recursos naturais. Além disso, deve causar o mínimo de impacto após ser descartado.

O tempo de degradação dos plásticos convencionais dura cerca de 200 a 600 anos. Para evitar que ele demore todo esse tempo, pode-se utilizar de alguns processos, como por exemplo, a reciclagem de materiais.

Com isso, o uso dos plásticos sustentáveis é uma das alternativas para reduzir os impactos dos plásticos convencionais no meio ambiente. Eles podem ser feitos de vários materiais renováveis.

Tipos de plástico sustentável

Ao utilizar o plástico sustentável as empresas ganham visibilidade no mercado e credibilidade do público. Segundo pesquisas da empresa americana Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.

Por serem derivados a partir dos processos de transformações dos materiais biodegradáveis, ao serem expostos às condições ideias de descarte, os plásticos se quebram, transformando os materiais de fácil digestão para fungos e bactérias.

Eles podem ser derivados de diversos materiais, cada um com sua vantagem e desvantagem. Confira os tipos de plásticos sustentáveis que podem ser encontrados no mercado e que fazem a diferença no meio ambiente.

Plástico PLA

Ele é feito a partir da fermentação do amido, é biodegradável, reciclável e compostável. Ideal para substituir os plásticos tradicionais como o (PE), (PP) e o (PET). Pode ser usado como sacolas plásticas, embalagens, suprimentos para a indústria têxtil e filamentos para impressoras 3D.

Plástico Verde

Feito a partir da cana-de-açúcar, por ter a opção de ser combinado com outros plásticos, pode ser reciclado. Porém, se for feito de maneira errada, ele tem os mesmos danos ao meio ambiente do plástico convencional ao ser descartado.

Plástico de Amido de Milho

Biodegradável, ele é feito de material renovável, por isso, tem pouco tempo de ação no meio ambiente. Seu ponto negativo é que pode ser atacado por bactérias, portanto, não pode ser usado na indústria alimentícia.

Plástico Oxibiodegradável

Ele é feito a partir de substâncias pró-degradantes que aceleram a decomposição no meio ambiente. Estes aditivos fazem com que o plástico se quebre em farelos. Caso o seu descarte seja feito erroneamente, este esfarelamento pode prejudicar ainda mais o meio ambiente.

Todos os tipos de plásticos sofrerão com a degradação natural do tempo, porém, o sustentável não tem grande impacto ambiental devido a aceleração deste processo.

Benefícios do plástico sustentável

A primeira vantagem do plástico sustentável é que ele causa o mínimo de impacto no meio ambiente. Com o uso de materiais biodegradáveis, o processo de degradação é acelerado. Além disso, reduz-se o uso do petróleo nos plásticos, diminuindo os gases tóxicos sem potencializar o efeito estufa.

Com a diminuição da contaminação do solo e mares, a saúde das pessoas só tende a melhorar com o uso dos plásticos sustentáveis. Os animais marinhos também não sofrem com essa poluição plástica nos mares.

O plástico convencional tem suas vantagens, ele é prático, se tornando uma ótima opção para guardar alimentos e produtos. Mas o problema é a degradação no meio ambiente e a sua matéria-prima.

O petróleo é o seu principal componente e é um recurso natural não-renovável. Ele é a principal fonte de energia usada no mundo, sendo a primária em diversos países.

Isso acaba sendo o principal motivo do plástico convencional não ser uma boa opção para se preservar o meio ambiente. Sua extração é associada ao processo de degradação ambiental.

Além de todos os processos que envolvem essa degradação como aquecimento global e poluição do ar, a reciclagem dos plásticos ainda não faz parte da cultura da grande parte da população.

Portanto, é importante a educação desde cedo para a importância dos hábitos de consumo para um futuro melhor.

Comentários

Jay Design