Como os pisos plásticos facilitam a higienização em tempos de Coronavírus? - Merchan Plásticos
Blog

Como os pisos plásticos facilitam a higienização em tempos de Coronavírus?

Como os pisos plásticos facilitam a higienização em tempos de Coronavírus?

Em tempos de Coronavírus, a higienização pormenorizada de ambientes e superfícies diminuirá possíveis resquícios de vírus. Nesse sentido, em um ambiente limpo, o risco de contaminação é diminuído consideravelmente.

No mercado, existem diversas opções de produtos que combatem o vírus. Entre algumas opções, pode-se citar:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes de uso geral
  • Limpadores com cloro ativo
  • Álcool usado em limpeza
  • Detergentes
  • Sabões, entre outros

De modo genérico, esses produtos quebram a cápsula protetora que reveste o vírus. Esse revestimento é composto de gordura e daí a eficácia desses insumos, visto que atuam na quebra das moléculas de lipídeos.

Ademais, pelo fato de a cápsula protetora do vírus ser composta de gordura, é que justifica o seu baixo tempo de sobrevivência fora do corpo humano. Ainda não é preciso o tempo exato de sobrevivência do Coronavírus fora do organismo, mas, levando em consideração as características de outros vírus, estima-se que o período de sobrevivência é entre 6 a 24 horas.

No entanto, um estudo realizado pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, concluiu que o Coronavírus pode durar até 72 horas em plásticos e metais. Já em papelão a duração é de 24 horas.

Também é importante considerar as presenças de pessoas contaminadas em ambientes, uma vez que colocarão patógenos a todo instante nas superfícies. Mas esse número reduz se somente uma pessoa estiver contaminada.

Ocorre que nem sempre todos os tipos de superfícies resistem à atividade de produtos desinfetantes. Alguns tipos de piso, tal como a madeira, podem sofrer prejuízos com uso de produtos químicos usados na limpeza.

Com isso, além de facilitar a propagação do vírus, visto que esses pisos não poderão ser higienizados corretamente, os pisos inadequados também poderão trazer outras consequências, tais como:

  • Umidade
  • Odor
  • Fungos
  • Avarias
  • Sujeiras, entre outros.

Por isso, a escolha de um piso que resista às ações de produtos químicos e que seja versátil para limpeza é de suma importância nestes tempos de pandemia. Para isso, o investimento, em tipos de pisos que tragam bem-estar, só trará bons resultados no controle de doenças, tal como a COVID-19 (causada pelo Coronavírus).

Como manter o ambiente doméstico limpo?

A higiene do ambiente doméstico deve ser feita minunciosamente e seguindo alguns cuidados preventivos. O álcool com porcentagem acima de 70% é alternativa para higienizar objetos, superfícies, solo, corrimões, portas, entre outros.

Outro cuidado importante é manter limpo o local de armazenamento de roupas e evitar sacudir as peças, porque isso pode facilitar a propagação do vírus pelo ar. Nos sanitários é importante limpar frequentemente os vasos com desinfetantes, principalmente o local do assento.

Além disso, as pessoas têm hábito de passar pano úmido em todos os ambientes e deixar o local secar naturalmente. Isso é um erro, uma vez que é necessário secar o ambiente. Muitos micro-organismos podem permanecer na superfície enquanto o local não for lavado novamente.

Recomenda-se o uso de um pano limpo para cada ambiente a ser limpo. Isso evita que se leve micro-organismos de um ambiente para o outro. Também é importante que, ao fim da limpeza, passe um pano seco para evitar a umidade.

Segundo especialistas, outras recomendações que são de suma importância:

  • Retirar os calçados antes de entrar em casa;
  • Reservar panos e luvas para a limpeza de cada ambiente;
  • Usar no chão, preferencialmente, mop confeccionado com microfibras;
  • Preferir pisos de plásticos, dada a facilidade de manutenção.

Sem dúvida, a adoção dessas medidas vai contribuir para um ambiente mais limpo e saudável, não só em tempos de Coronavírus, mas por toda a vida.

Por quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?

Por se tratar de um patógeno transmitido pelas vias respiratórias que se propaga por meio do contato entre as pessoas, as superfícies tocadas frequentemente podem ser transmissoras de novos Coronavírus.

Além disso, é consensual que não só a as mãos devem ser higienizadas, mas também os ambientes domésticos por meio do uso de produtos adequados que inativem o vírus.

O Coronavírus causa a COVID-19 e o que torna essa doença alarmante é sua alta taxa de contágio. Isso se dá pelo fato de que esse vírus pode viver fora do organismo humano, em locais como o ar, metais, vidros, plásticos, entre outros.

A depender do tipo de superfície que o vírus tenha contato, ele apresentará diferentes comportamentos. Desse modo, em superfícies plásticas e em aço inoxidável ele dura cerca de 72 horas; em papelão cerca de 24 horas.

Ademais, em vidros e madeiras pode durar cerca de 4 dias e em alguns tipos de alumínio cerca de 8 horas.

No entanto, o fator mais importante foi a constatação de que o Coronavírus pode ser destruído no período de 1 minuto se usado álcool, água oxigenada ou água sanitária. Por isso, mais do que nunca a importância de uso de pisos que permitam uma boa higienização!

A Merchan Plásticos

Pensa em comprar pisos plásticos para seu ambiente? A Merchan Plásticos pode ajudar! A Merchan Plásticos fabrica produtos ecologicamente corretos com atenção às exigências das entidades governamentais.

A equipe técnica, em atenção às exigências do mercado consumidor, busca desenvolver os melhores produtos em conformidade com as necessidades dos clientes. Desse modo, coloca no mercado produtos plásticos de ótima qualidade! Sempre em atenção à segurança, praticidade e melhorias na qualidade de vida dos consumidores.

A Merchan Plásticos dispõe de pisos plásticos fabricados em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e PP (Polipropileno). Algumas opções são:

  • Piso 50 X 25, ideal para quem não necessita de grande capacidade e nem de altura elevada
  • Estrado 40 X 40, ideal para formar áreas de trabalho onde o contato com o solo deve ser evitado
  • Estrado 50 X 50, ideal para estoques em geral, lojas de material de construção, câmara fria, entre outros
  • Prolongador, ideal para produtos que tem que manter distância do chão e de fácil higienização.

Comentários

Envie uma mensagem