Como a pandemia afetou e continua afetando o setor de compras das empresas - Merchan Plásticos
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Como a pandemia afetou e continua afetando o setor de compras das empresas

Como a pandemia afetou e continua afetando o setor de compras das empresas

A pandemia do coronavírus tem causado forte impacto no setor de compras das empresas e exige adaptações para compensar os problemas com o fornecimento dos produtos. Para o cumprimento de prazos de entregas, gerenciar compras exige soluções a fim de evitar o colapso. 

Por causa do isolamento social, muitas indústrias pararam a produção no mundo todo. Isso dificultou o abastecimento de matérias-primas, suprimentos e maquinários para diversas empresas, inclusive a de transformação.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 57% das indústrias brasileiras foram afetadas diretamente pela covid-19.  

Cenário duvidoso

Com um cenário incerto, os setores de compras precisaram cortar gastos e investir no essencial, seguindo a tendência do consumo atual. Os produtos que não podem ser substituídos e são importantes para o funcionamento da empresa, devem ser adquiridos de fornecedores que assegurem o melhor custo/benefício no momento. 

Para as corporações que precisam manter o seu setor de compras ativo e usam produtos plásticos comercialmente, a Merchan Plástico oferece tudo o que elas precisam. A empresa dispõe de produtos variados para manter o seu estoque sempre abastecido. 

Afinal, o setor plástico foi um dos poucos que não tiveram prejuízos com a pandemia. Isso porque muitas empresas e consumidores passaram a ver o plástico como aliado contra o coronavírus, porque é mais fácil de limpar e também pode ser descartável, em alguns casos. 

Bares, restaurantes e lanchonetes

O gerenciamento de compras do setor de alimentação é o que mais consome materiais plásticos, como embalagens para entregas, descartáveis, sacolas, entre outros. 

Com a situação pandêmica do país, restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes tiveram que se adaptar e o plástico foi o seu grande aliado. Sem os produtos fabricados com polímero, seria difícil investir nos deliveries. 

Isso demonstra bem como a mudança no comportamento do cliente influencia diretamente na empresa. Muitos negócios que, de início, se recusaram a usar o material, passaram a adotar o plástico devido à necessidade higiênica e a facilidade no descarte, além de ser ideal para a reciclagem. 

O que fazer para reduzir os impactos no setor de compras

Em tempos de pandemia, conhecer bem o fornecedor não é mais tão essencial. Você precisa conhecer também quem são seus parceiros e saber a origem do produto para não prejudicar a sua produção ou comercialização. 

Veja outras dicas:

  • Transparência: Identifique os suprimentos que vêm de fornecedores localizados em áreas com alto índice da doença para planejar a compra com outros. Caso seja complicado encontrar fornecedor, tente um acordo com o atual. Monitore os prazos de entrega ao mesmo tempo em que verifica o nível de estoque. É muito importante ficar atento para criar alertas caso haja possibilidade de interrupções. Quando a empresa faz esse mapeamento, ela se prepara para riscos em todos os níveis.
  • Estime o estoque: Faça o levantamento sobre a quantidade de estoque disponível. Esse mapeamento é essencial porque vai contribuir com o planejamento da capacidade da empresa em manter o seu funcionamento durante época de produção elevada. 
  • Avalie a demanda: A depender do setor que a empresa atua, a crise sanitária pode aumentar ou reduzir a demanda produtiva. Isso pode dificultar a avaliação realista do processo, fazendo com que o setor de compras adquira mais ou menos estoque. Para evitar problemas como esse, utilize ferramentas de análise. O sistema busca informações relacionadas à demanda em curto e médio prazos para determinar a real necessidade de suprimentos, mantendo a operação de forma eficiente. 
  • Identifique a capacidade logística: A análise da capacidade logística é importante para evitar problemas com prazos de entrega de produtos ou desabastecimento. Com um gerenciamento logístico de qualidade é possível se adaptar rapidamente em momentos de crise. 
  • Gerenciamento do caixa e capital de giro: Entenda como problemas no setor de compras da empresa impactam nas finanças. Para ter uma gestão eficiente, os profissionais responsáveis pelo estoque precisam dispor das ferramentas necessárias para negociar contratos com fornecedores, escolhendo produtos de qualidade e preços competitivos. 

Quando os riscos são identificados pelo Departamento de Compras, fica fácil ter a solução em épocas de crises. Estratégias são traçadas para monitorar vulnerabilidade no fornecimento de matérias-primas e produtos. 

Sem crise no fornecimento de plástico

Se a sua empresa conta com o fornecimento de produtos plásticos para continuar funcionando, conheça a Merchan Plástico. Neste segmento, oferece os melhores suprimentos fabricados com matérias-primas de primeira qualidade. 

A indústria do plástico também sofreu com a falta de insumos por causa do coronavírus, já que a maior parte dos fornecedores são de fora. Mas a Merchan procurou solução para não deixar os seus clientes na mão. 

Diante da suspensão dos envios dos componentes chineses, muitas indústrias precisaram paralisar suas atividades, principalmente as de eletroeletrônicos, que precisam de peças feitas de polímero. As informações são do Sindplast (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Plástico). 

A Merchan Plástico se preparou e mantém o seu estoque completo para produzir o material que o setor de Compras de sua empresa precisa. 

Qualidade Merchan

Com muita experiência no segmento de plásticos, a Merchan dispõe dos melhores itens do mercado. Tem preocupação com a qualidade da matéria-prima e com a finalização do produto. O compromisso com a qualidade atrai os gestores de compras de vários segmentos: Hotéis, restaurantes, escolas, setor médico, entre outros. 

Entre os produtos vendidos estão:

  • Cones de sinalização;
  • Pisos plásticos;
  • Móveis plásticos;
  • Pallets;
  • Lixeiras;
  • Caixas organizadoras;
  • Pedestais de PVC;
  • Pallets de contenção.

Todos esses produtos são fabricados atendendo as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), OSHA (Occupational Safety & Health Administration) e CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Entre os setores que utilizam tais materiais estão supermercados, farmácias, restaurantes, bares, estacionamentos, hospitais e escolas. 

Os melhores produtos plásticos para a sua empresa estão na Merchan. A sua empresa garante qualidade e um ambiente saudável para funcionários e clientes, já que são itens fáceis de limpar. O setor de compras de qualquer corporação vai encontrar tudo que procura para assegurar o estoque da empresa, mantendo o funcionamento sem a preocupação de ficar sem suprimentos. 

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