A pandemia acelerou as mudanças no comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente e comprando pela internet. Esses hábitos não são passageiros, ou seja, vieram para ficar.
A crise do coronavírus mostrou que tudo é imprevisível e que a sociedade deve aprender a se adaptar. Não só a sociedade, mas o mundo corporativo precisa estar atento às mudanças. As empresas que ainda não têm canal e-commerce devem começar a investir nessa possibilidade.
O principal motivo é que as pessoas estão se tornando cada vez mais consumidores digitais. Estar fora dessa realidade é perder oportunidades de negócios e de diversificar a carteira de clientes. Segundo a consultoria global de gestão estratégica Kearney, os impactos da Covid-19 no comportamento de consumo dos brasileiros beneficiaram o comércio eletrônico no país. A previsão é de que o setor movimente R$ 111 bilhões em 2020.
O valor estimado para este ano é 49% superior ao registrado em 2019, quando o mercado faturou R$ 75 bilhões. Ainda de acordo com a análise, a projeção para o período de 2020 a 2024, indica que os novos hábitos de consumo podem trazer aproximadamente R$ 69 bilhões em vendas ao e-commerce no país. O que significa que o mercado deve crescer a uma taxa de 17,3% ao ano no período.
O comportamento do consumidor são fatores que interferem e levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Há muitas pesquisas nesse campo de atuação que definem as percepções que o público tem com as marcas. Além da relação com o produto, outros fatores definem o comportamento de compra e as empresas precisam estar atentas:
Quando se conhece as motivações que levam o seu persona a fechar um negócio, a empresa se antecipa às tendências do mercado. Assim, amplia as possibilidades de aumentar as vendas.
O e-commerce não é a única mudança presente no comportamento dos clientes, que estão cada vez mais exigentes. Essa característica deve ser levada a sério por qualquer segmento.
Uma das primeiras coisas a serem feitas é criar um relacionamento com o seu público. A empresa precisa convencê-lo de que o seu serviço ou produto são melhores do que os do concorrente.
Criar uma relação de confiança e uma conexão com quem procura o seu negócio é imprescindível para seu trabalho chegar mais longe. É estabelecendo uma proximidade saudável com o seu cliente que o seu empreendimento vai garantir que tudo corra bem ao longo do ciclo estratégico desenvolvido pelo setor de vendas.
As novas tendências devem ser consideradas na abordagem de marketing da empresa. Sabendo disso, é possível definir estratégias eficientes para atrair novos clientes e manter os que já fazem parte de seu negócio. Dessa maneira, você sempre estará à frente dos concorrentes, tornando um sucesso sua parceria com o consumidor.
O consumidor atual é muito atento e exigente. Antes de fechar uma compra ou contratar algum serviço, ele pesquisa muito e faz comparações de uma marca com outra. Essa é uma das mudanças mais significativas e que influenciam bastante no momento da tomada de decisão.
Uma pesquisa realizada pelo Google constatou que 87% dos usuários de smartphones pesquisam primeiro na plataforma online quando precisam de informações sobre produtos e serviços. Isso ocorre mesmo quando a compra é física.
Esse consumidor está interessado não só no preço, mas na qualidade, na avaliação de outros clientes e comparam as marcas para saber o diferencial de cada uma.
Outra característica importante desse cliente é a praticidade. Ele foge das burocracias. Quanto mais facilidade, melhor; e mais possibilidades de fechar negócios. Os processos de compras devem ser facilitados para que o cliente não desista de fechar negócio.
Já falamos aqui sobre a importância do mercado e-commerce e do seu crescimento nos próximos anos. Independentemente do mercado em que a sua empresa atua, ter presença digital é uma obrigação em tempos atuais. Lembre-se que quem não está na internet, não existe.
É preciso estar. Esteja!
Mas saiba que o cliente que compra pela internet não é apenas um comprador comum. Ele quer ter voz e quer ser ouvido, já que a internet lhe possibilita isso. Se ele não gostar do seu produto ou serviço, com certeza vai reclamar e manchar a imagem do empreendimento, afastando outros clientes. Mas se a experiência for positiva, pode ter certeza de que isso também será registrado como elogio ou indicação.
Por isso, relacione-se bem com esse cliente e tenha o atendimento de qualidade como um mantra na sua empresa. Ele precisa ser seguido por todos que lidam com o consumidor.
Listamos abaixo algumas atitudes que a sua empresa deve aplicar para conquistar o consumidor
1– Identifique os problemas e mostre as soluções: Se a empresa conseguiu identificar os problemas do cliente, proponha soluções que realmente o ajudem. Isso precisa ser feito em tempo hábil para que ele não desista do seu serviço ou produto.
2- Empatia: Escute o seu cliente e foque no que é importante para ele. Não o pressione para que adquira algum serviço ou produto. Isso afasta qualquer pessoa e a faz desistir de fechar o negócio.
3- Simpatia: Empresa que deseja chamar atenção de seus clientes investe em um atendimento de qualidade e simpatia. Não adianta, você pode ter o melhor produto do mundo, mas se ele não for simpático ao cliente, esqueça. Fechar um negócio é bastante difícil, mas perdê-lo é um piscar de olhos. Por isso, nada de impaciência. Seja gentil.
Comentários