Itens de plástico são mais fáceis de higienizar - Merchan Plásticos
Blog

Itens de plástico são mais fáceis de higienizar

Itens de plástico são mais fáceis de higienizar

Em época de pandemia, higienizar é a palavra chave para evitar contaminação e proliferação do coronavírus. As superfícies e objetos podem ser uma forma de contrair o vírus, por isso, todo o cuidado é pouco na hora de se prevenir. 

Limpar embalagens de qualquer tipo de material é mais que obrigatório. Até mesmo quando você pede um delivery, é essencial limpar ou descartar a embalagem do pedido e lavar as mãos de imediato. 

Infectologistas e médicos de outras especialidades intensificam a importância de manter ambientes sempre higienizados, utilizando produtos eficazes para matar qualquer vestígio de vírus ou bactéria. 

O que é Covid-19?

A limpeza feita corretamente é eficaz para manter longe da nossa família qualquer tipo de doença, inclusive o coronavírus. Higiene nunca é demais e faz muito bem à saúde. Com a covid-19 tudo deve ser intensificado, já que o vírus mostrou o seu potencial de mortandade pelo mundo e segue com aumento no número de casos. 

Mas que é coronavírus?

Claro que você já deve saber o que é o coronavírus. Afinal, só se fala nisso nos noticiários, redes sociais, nas conversas entre amigos e familiares. Porém, muita gente ainda não acredita no potencial da doença e acaba relaxando nos cuidados. Esse é um dos principais motivos para o aumento no número de infectados. 

Para que ninguém não tenha mais dúvidas, vamos explicar um pouco sobre a doença que apresentou os primeiros casos na China e depois se espalhou pelo mundo. 

Descoberta no final de 2019, a Covid-19 é uma doença infecciosa que pode apresentar sintomas, leves, moderados e graves, podendo levar à morte. O vírus é transmitido por meio de gotículas geradas por tosse, espirros ou simplesmente durante uma conversa com uma pessoa infectada. Ah, ela também pode ser transmitida por meio de superfícies, já que as gotículas são pesadas e se fixam por algum tempo em diferentes objetos. 

Os sintomas da doença são:

  • Mais comuns: Febre, tosse seca e cansaço.
  • Menos comuns: Dores e desconfortos no corpo; diarreia, conjuntivite; dor de cabeça; perda de paladar e olfato; erupção cutânea.
  • Graves: Dificuldades para respirar; pressão no peito, perda dos movimentos e até perda da fala.

Estão no grupo de risco pessoas acima de 60 anos, obesas, mulheres grávidas ou puérperas; pessoas com doenças pré-existentes (asmas, hipertensão, diabetes, cardíacos, AVC ou câncer).

Por quanto tempo o coronavírus permanece numa superfície?

Cientistas estudaram o tempo que o coronavírus permanece em diferentes superfícies para que tivessem uma ideia sobre o poder de contaminação. Eles alertam para importância de lavar sempre as mãos ou higieniza-las com álcool em gel sempre que tocar em um objeto ou superfície. Também é importante não levar as mãos aos olhos, nariz e boca. 

Em áreas públicas é comum presenciarmos funcionários de órgãos públicos pulverizando com desinfetante ônibus, paradas de ônibus, trens, metrôs, equipamentos de praças públicas e ruas. Locais fechados, restaurantes, lojas de roupas, clínicas médicas também são orientados a intensificarem a higiene. 

Mas não são apenas lugares públicos que devem ter esses cuidados. Nas residências e nos escritórios a higienização mais profunda faz-se necessária. Talvez você pense que pelo fato de morar sozinho ou por aparentemente a família estar saudável, isso não seja tão necessário, mas está enganado. 

Sabe aquela compra feita no supermercado ou o produto que você comprou pela internet? Pois é, a embalagem pode estar contaminada. 

Por isso, vamos saber quanto tempo a covid pode se fazer presente em cada material. A pesquisa foi realizada e divulgada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês)

  • Quando depositado sobre papelão, o coronavírus permanece por até 24 horas;
  • Sobre superfícies de plástico, entre dois a três dias;
  • Aço inoxidável, o vírus também permanece durante dois a três dias;
  • Até três dias em maçanetas de portas, bancadas e outras superfícies duras;
  • Em superfícies de cobre, o tempo de permanecia da Covid-19 é de até quatro horas;
  • Em roupas ainda não há uma ideia do tempo que o vírus permanece ativo;
  • No ar, pode permanecer por horas. Portanto, é bom ter cuidado com ar condicionado, mantendo-os sempre higienizados para que não espalhe a doença. 

Ainda não se sabe quantas pessoas foram infectadas por tocarem em superfícies contaminadas, mas é importante ligar o alerta e redobrar nos cuidados. 

Plásticos são mais fáceis de higienizar

Apesar de o coronavírus ficar até três dias em um objeto plástico, esses são muito mais fáceis de serem higienizados, matando o vírus em segundos. Não só o coronavírus, mas qualquer tipo de vírus, parasitas e bactérias podem ser eliminados do plástico em menos de um minuto. 

Para higienizar itens plásticos, como potes, brinquedos e móveis, você precisa apenas de água e sabão neutro. Assim que os objetos estiverem secos, finalize a higienização esfregando um paninho umedecido com álcool 70%.

Se você não quiser utilizar álcool, também é recomendado borrifar com solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) e limpá-las com um pano. Se o hipoclorito de sódio for utilizado em potes que guardam alimentos, o ideal é retirar os resíduos com água corrente. 

Para remover gorduras e restos de alimentos em superfícies plásticas, o ideal é lavar com água quente em alta temperatura. 

Se você pediu uma refeição por meio do serviço delivery e ela chegou em uma embalagem plástica, faça a higienização com solução de hipoclorito de sódio e água. Tenha cuidado na hora de borrifar o produto sobre a embalagem para que ele não atinja o alimento. 

Uma observação importante é lavar as mãos antes e depois de higienizar os objetos.

Como fazer a solução de hipoclorito de sódio para manter o plástico sempre limpo?

Para lavar os seus objetos plásticos faça a solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) da seguinte forma:

  • Para cada litro de água, coloque duas colheres de sopa (cerca de 20 ml) de hipoclorito de sódio. 
  • Ao borrifar a solução nos potes e embalagens plásticas para alimentos, deixe agir por alguns minutos e depois enxague bem em água corrente. Se ingerido, o produto químico pode até matar. 
  • Se a solução for borrifada em brinquedos e moveis de plástico, não precisa de enxague. Um paninho para secar já resolve. Mas, atenção: no caso de brinquedos para crianças pequenas, que correm o risco de colocá-los na boca, é importante enxaguá-los bem. Objetos desinfetados próximos a animais de estimação também precisam desse cuidado. 

Viu como é fácil higienizar produtos plásticos, agora coloque em prática tudo o que aprendeu. 

Comentários