Empreendedor será que você sabe mesmo investir seu tempo de maneira correta? Todo e qualquer empreendedor tem que saber investir o tempo corretamente! Ficar pensando somente na estratégia ou acabar deixando-a de lado pode prejudicar seus negócios. Saiba mais:
Ser empreendedor não é tarefa fácil, seja ela de pequeno ou grande porte. Por exemplo, se sua equipe é pequena, o número de tarefas aumenta ainda mais:
Diante dessa correria e do acúmulo de funções, entra o risco de deixar de lado uma ação muito importante na sua empresa: a estratégia. Por isso, quer saber como investir tempo em se planejar? Continue lendo este post:
Você não sabe como equilibrar o tempo investido em cada área? Existe uma regra que poderá ajudá-lo:
Essa estratégia não é algo criado, imaginário ou inventado. É uma estratégia seguida por várias empresas e empresários de sucesso e que é ministrada em diversos fóruns de empreendedores pelo Brasil. A seguir explicaremos tudo detalhadamente.
Todo mundo conhece algum empreendedor que nunca planejou ou não planeja nada dos seus negócios. No entanto, essa abstenção pode causar um grande impacto negativo para os negócios, visto que não há planejamento. Ou seja, não sabe o que fazer e quando fazer.
Daí corre o risco de viver sempre à deriva, “deixando a vida levar” e adotando qualquer caminho para seus negócios. Ora, saber aonde quer levar suas ações, quais objetivos querem atingir e quais metas querem cumprir, é de suma importância para o sucesso de qualquer negócio.
Por outro, aqueles empreendedores que vivem planejando em demasia e não colocam nada em prática, também correm o risco de fracassar seus negócios. Isso é muito ruim, pois, embora saibam aonde quer ir, não coloca nada em prática e torna-se mais propenso a frustrações.
Portanto, o recomendado é que você invista, no mínimo, 10% no planejamento dos seus negócios. Assim, será possível planejar as ações e terá tempo para colocá-las em prática.
O tempo dedicado para a conferência de operações, as rotinas operacionais, merece atenção. De tal modo, recomenda-se que separe 30% do seu tempo para essas rotinas.
É fundamental que o empreendedor avalie se os setores do seu negócio estão funcionando bem. É preciso verificar se o financeiro está andando bem, se as operações estão funcionando, se tem dinheiro no caixa, se os planos estão sendo concretizados etc.
Por outro lado, ainda que essas atividades sejam muito importantes, é necessário que o empreendedor não ocupe todo seu tempo com isso. Dessa maneira, o recomendado é que se destine 30% do tempo para essas ações.
É consenso, entre especialistas, que o tempo que deve ser voltado para vendas é de 60%.
Isso não quer dizer que você, empreendedor, deverá ficar indo de porta em porta tentando vender seus produtos nos 60% do tempo dispendido.
Ademais, ainda que você não seja o vendedor da sua empresa, é fundamental sempre estar atento às vendas. A lógica é simples: é por meio das vendas que sua empresa conseguirá se manter erguida. Não é mesmo?
Quando se fala em vendas, são englobados vários fatores. Alguns são:
Para ter certeza se a atividade tem ou não tem relação com vendas, faça a seguinte pergunta: isso que está sendo feito tem reflexo nas minhas vendas ou nas vendas do negócio? Se sua resposta for positiva, então deverá estar contida nos 60% do tempo voltados para as vendas.
Até mesmo as ações destinadas a melhorias de produtos podem ser consideradas ações de venda, pois faz com que o produto seja vendido para um número maior de consumidores.
Vale lembrar que estratégia de definição e investimento de tempo não é algo que requer uma equipe grande. Afinal, poderá ser aplicada mesmo a você que trabalha sozinho.
Nesse caso, a regra é a mesma: 10% do tempo devem ser voltados para o planejamento, 30% para as operações do seu negócio e 60% para as vendas.
Na verdade, o que muda são ações envolvidas nas produções e nas vendas.
Na produção deverá ser levado em consideração o tempo para fabricar o produto ou realizar o serviço, sair para comprar mercadoria, realizar as entregas e outras atividades correlatas.
No que tange as vendas, as tarefas poderão ser: prospecção, orçamento, operação destinada à venda propriamente dita e etc.
Mas de tudo isso que falamos até aqui, antes de iniciar qualquer negócio é necessário investir tempo em se planejar. Como visto, o planejamento não é a tarefa que requer mais tempo, mas é a principal de qualquer empresa ou negócio.
Só depois de um bom planejamento é que entramos nas outras etapas do negócio. Afinal, uma empresa que já começa sem planejamento aumenta a chance de fracassar e de nunca atingir os reais objetivos do negócio.
Quando as atividades são planejadas, é possível dividir melhor o tempo e poupá-lo. Além disso, contribui para o sucesso da empresa.
A resposta para esse questionamento é simples. Todo e qualquer planejamento causa tédio, desgasta, é meticuloso e cansativo. No entanto, ele é necessário!
Depois que passa essa parte inicial que é mais desgastante, o negócio se torna mais facilitado e propenso ao sucesso.
Por fim, vale lembrar que nenhuma tarefa será fácil. Para se atingir o sucesso, é preciso passar por alguns percalços e ter um árduo trabalho. Por isso, otimize seu tempo, divida-o corretamente e faça um bom planejamento! Invista tempo em se planejar!
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